13 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalÁrvores de Natal criativas e sustentáveis enfeitam Escola do Bairro Novo no...

Árvores de Natal criativas e sustentáveis enfeitam Escola do Bairro Novo no Seixal

Trabalhos com cortiça e conchas de ostras ensinam os mais novos a cuidar do ambiente de forma inovadora

 

- PUB -

Pneus, paletes de madeira e, este ano, cortiça e conchas de ostras formam árvores de Natal originais na Escola Básica do Bairro Novo, no Seixal. A ideia partiu da Associação de Pais e Encarregados de Educação que já há três anos se dedica a ensinar às crianças sobre reciclagem, ao decorar as salas de aula e o exterior do espaço com materiais reutilizados. Este Natal, o grupo decidiu inovar.
Com árvores de Natal espalhadas pelas salas e pátio da escola, além de mostrar o valor da reciclagem, o objectivo é recuperar elementos representativos da cultura e história da cidade.

“Tanto as ostras como a cortiça fazem parte da construção da região. O Seixal teve a Mundet, uma das maiores corticeiras a nível mundial e queremos que as crianças conheçam a origem do local onde estudam e vivem”, conta Sofia Santos, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Para isso, o grupo recolheu conchas de ostras apanhadas nas praias do Seixal e às crianças coube a divertida tarefa de pintar os moluscos. “Os miúdos adoram. Adoram pintar, adoram criar e chegar à escola e ver o trabalho terminado. Em termos gerais, também a escola, os encarregados de educação e a comunidade envolvente reagem muito bem a este tipo de iniciativas. As empresas estão sempre prontas a ceder-nos materiais”, revela a responsável pela associação.

- PUB -

Para a escola do Seixal, nada é impossível na época natalícia. Cuidar do ambiente, dando asas à criatividade já se tornou lema.

“Às vezes, encontramos materiais e pensamos que já não servem para nada, mas a verdade é que podemos sempre dar-lhes uma nova vida. Os alunos já perceberam que podem utilizar quase tudo para criarem o que quiserem. Basta um pouco de imaginação e os projectos acontecem”, desvenda Sofia Santos.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Festas do Barrete Verde com sardinhada, bailes e toiros em verdadeira largada brava

Um gostam, outros nem por isso, mas o certo é que a vila de Alcochete enche nas Festas do Barrete Verde
- PUB -