18 Outubro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Seixal Corroios vive semana cultural com música, cinema e artes performativas

Corroios vive semana cultural com música, cinema e artes performativas

Noites de espetáculos no Parque de Exposições arrancaram ontem e vão até final da próxima semana

 

- PUB -

 

Sem a dimensão que as Festas Populares têm atingido nas últimas décadas, e que levam a Corroios, algumas dezenas de milhares de pessoas, em noites de grandes concertos, o evento Agosto Cultural será uma adaptação aos tempos complexos que vivemos, ainda que, pelo cartaz, se perceba que existe o mesmo princípio de variedade de opções musicais e culturais.

Desde ontem, dia 20 e até 29 de agosto, o Parque de Exposições de Corroios é palco de música, cinema e artes performativas.

- PUB -

O grupo UHF e o cantor Toy, serão sem dúvida os nomes que mais atenções (e gente) atrairão, num cartaz de múltiplas opções

A V Noite de Fados reuniu ontem cerca de uma dezena de fadistas (Nélia Romão. David Ventura, André Vaz, Ana Margarida, Maria Passarinho, Milai Santos, Miguel Dias, Luís Almada e Tina Santos).

Hoje, dia 21, é noite de rock & roll, com a banda conimbricense The Twist Connection, formada em 2015 por Carlos Mendes, Samuel Silva e Sérgio Cardoso (nomes que andaram por bandas de referência como Wraygun, Tédio Boys ou Bunnyranch, entre outros) e com 3 albuns gravados: “Slanded Downtown (2016), “The Twist Connection” (2018) e “Is this Real ?” (2020).

- PUB -

Amanhã, dia 22 será seguramente uma das grandes noites desta semana em Corroios, com os UHF. O eterno grupo de Almada, liderado por António Manuel Ribeiro, anda na estrada há mais de 4 décadas (surgiram em 1978), e são uma das raras bandas que, para além do vasto número de canções icónicas que criaram (“Jorge Morreu”, Cavalos de Corrida”, “Rua do Carmo”, “Sarajevo”, “Matas-me com o teu olhar” e tantas outras), quando voltam a elas, fazem-no com a força e a acutilância de quem está atento e ativo no presente e não no conceito megalómano do passado. E depois há a criação do e no presente, o que faz dos UHF uma banda intemporal.

Com cerca de 2000 concertos realizados e cerca de 15 álbuns de estúdio gravados, os UHF apresentam-se em Corroios, com António Corte Real (guitarra), Luís Simões (baixo) e Ivan Cristiano (bateria) e claro… António Manuel Ribeiro, (guitarras e voz)

Dia 23, a Companhia de Artes Performativas XPTO, toma conta do espaço, com a sua Arte e a sua criatividade, construídas aos longo dos 15 anos de existência.

Dia 24, um dos maiores nomes da música popular, figura omnipresente nas televisões, com uma longa carreira de sucesso, Toy chega a Corroios com toda a carga musical de uma carreira que atravessou quatro décadas, com múltiplos temas de sucesso. Pegando na frase óbvia, Toy irá animar… toda a noite.

Os Xutos e Pontapés sempre tiveram uma relação estreita com Corroios (e as suas Festas), com concertos gigantes e memoráveis e tem até um memorial instalado no Parque da Marialva. Daí que a apresentação do filme “Zé Pedro Rock’n’roll”, de Diogo Varela Silva, surja aqui naturalmente e justificadamente. É no dia 25.

No dia seguinte, dia 26, “Estrada de Santiago” é a banda presente, com múltiplas inspirações, do jazz ao fado, passando pela música popular, com uma carreira de 20 anos, e que proporá uma viagem pelas raízes da música portuguesa.

Dia 27, os Cavaquinhos e as Concertinas ocuparão o palco do Parque d Exposições, para uma noite de animação popular e no dia seguinte, dia 28, o Quarteto “Zeca em Nós” (constituído por músicos formados na Academia de Música de Almada) farão uma abordagem á obra única de José Afonso.

E a terminar a semana cultura, no dia 29, Zimbro, com uma longa carreira, apresentarão uma viagem pelos seus sucessos, construídos num universo musical que inclui viras e malhões, fados e marchas e que estão reunidos na sua mais recente coletânea com a qual comemoram 30 anos de vida.

 

António Ramos

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -