19 Maio 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalFesta do Avante! assinala a 45ª edição em ano centenário do partido

Festa do Avante! assinala a 45ª edição em ano centenário do partido

Evento acontecerá mediante medidas aplicadas pela Direcção-Geral da Saúde

 

- PUB -

A Festa do Avante! comemora a sua 45ª edição na Quinta da Atalaia, no Seixal, entre os dias 3 e 5 de Setembro e no ano em que o partido comunista celebra o seu centenário, com “as medidas aplicadas em 2020” impostas pela DGS, mas que poderão sofrer alterações.

Alexandre Araújo, membro do Comité Central do PCP, em conferência de imprensa, admitiu que este será “o momento mais alto” das comemorações do centenário.

Está previsto no programa, entre outras actividades, o içar de 100 bandeiras do partido, pelos elementos da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), uma exposição dedicada ao centenário e um “espectáculo que abrirá o palco 25 de Abril, na sexta-feira, da ‘Revolução na Arte e a Arte na Revolução’”, bem como mais de 60 debates, informa o dirigente comunista.

- PUB -

Apesar de muitas regras ainda se manterem, algumas mudanças já aconteceram e com elas regressam, no evento, actividades desportivas, nomeadamente os torneios de futsal, que ocorreram no dia 4 e 5 de Setembro.

Nas medidas a cumprir, estará a “prova” de que “é possível garantir a segurança e a protecção no plano de saúde” ao mesmo tempo que é permitido “usufruir da cultura e do convívio”, expressa o membro do Comité Central. A resposta da DGS ao plano de contingência, enviado pelo partido do PCP, está “para breve”.

No local estarão pontos para a lavagem e desinfecção das mãos, circuitos de circulação “identificados” e é indicado o uso de máscara “nos locais recomendados”. As esplanadas e as mesas estão dispostas de modo a garantir o distanciamento físico, assim como os lugares sentados nos sítios de espectáculos.

- PUB -

Recomenda-se que os “visitantes, com mais de 12 anos, sejam portadores de comprovativo de vacinação, de recuperação da doença ou teste negativo” estando ao dispor “junto da entrada da festa uma área onde será possível a realização de testes rápido” e uma outra para “autotestes”. Quanto à obrigatoriedade da apresentação de teste ou certificado digital, Alexandre Araújo diz apenas se pronunciar após medidas anunciadas da autoridade sanitária.

Uma ode será dedicada à música de Zeca Afonso, pela comemoração do 50º aniversário da edição do álbum “Cantigas de Maio”, considerado “extremamente importante” e “um disco considerado revolucionário no seu tempo, revela Madalena Santos, da organização do evento, acrescentando ter sido “lançado um repto a todos os artistas para integrarem no seu espectáculo uma música, uma faixa, do disco de Zeca Afonso”.

A 45ª edição apresenta a novidade de os artistas poderem convidar outros artistas para actuarem na rentrée do PCP, resultando em “duplas improváveis”, afirma Madalena Santos. Entre elas estão Tim, dos Xutos e Pontapés, com Teresa Salgueira, antiga vocalista dos Madredeus, ou HMB com Lena D’Água. Os 12 artistas iniciais escolheram outros para a actuação em conjunto, na sua totalidade ou em parte dela.

A programação pode ser consultado no site da Festa do Avante!, assim como estão disponíveis outras informações.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta
- PUB -