26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal desafia movimento associativo a aderir a sistemas solares fotovoltaicos

Seixal desafia movimento associativo a aderir a sistemas solares fotovoltaicos

Apoio financeiro a fundo perdido até 50% do investimento total, num montante máximo a atribuir de 4 500 euros

 

- PUB -

O movimento associativo do concelho do Seixal poderá ter acesso à instalação de sistemas solares fotovoltaicos para autoconsumo, um equipamento que conta com o “apoio financeiro da autarquia, a fundo perdido, até 50% do investimento total, num montante máximo a atribuir de 4 500 euros”, refere comunicado municipal.

A atribuição deste apoio vem na sequência do Projecto de Regulamento Municipal de Apoio ao Movimento Associativo no Município do Seixal para Instalação de Sistemas Fotovoltaicos, documento que foi publicado pela Câmara Municipal em Diário da República, a 1 de Outubro de 2019.

Acrescenta a autarquia que “qualquer instituição poderá, igualmente, contar com o apoio técnico gratuito da AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal, no decurso das várias fases de implementação do projecto, como a elaboração de caderno de encargos, o lançamento do concurso ou consulta de mercado, a avaliação técnica e económica das propostas recebidas e a preparação do contrato a celebrar com a empresa instaladora”.

- PUB -

A instalação de sistemas solares fotovoltaicos para auto produção “apresenta-se particularmente vantajosa para as instituições particulares de solidariedade social, associações e colectividades, uma vez que as mesmas têm ocupação permanente, praticamente durante todo o ano”.

Sustenta ainda a autarquia que estes sistemas, “além de reduzirem as emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo para a descarbonização do concelho do Seixal”, permitem a “auto produção de energia” e, com isto, “reduzir significativamente a factura de electricidade”. Ou seja, oferece “uma maior sustentabilidade financeira de qualquer instituição”.

Segundo o cálculo da Câmara do Seixal, o tempo de “retorno do investimento poderá atingir os quatro anos, variando de acordo com a qualidade e características dos módulos fotovoltaicos e do inversor seleccionado”.

- PUB -

Para participação no desenvolvimento destes projectos e, posteriormente, na atribuição dos incentivos, “deverão as instituições interessadas efectuar um pedido de visita prévia aos locais onde pretendam instalar os sistemas solares fotovoltaicos, através do preenchimento de formulário online disponível nos Serviços Online”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -