28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal acusa Governo de mudar regras de financiamento para remoção de amianto...

Seixal acusa Governo de mudar regras de financiamento para remoção de amianto das escolas

Os fundos europeus já não financiam a 100 % estas intervenções, remetendo o restante valor para as autarquias

 

- PUB -

A remoção do amianto nas escolas do Seixal poderá ficar apenas no papel isto porque, diz a autarquia, “o Governo mudou as regras”. Lembra o executivo municipal que, em Julho, o Ministério da Educação anunciou que o Governo ia financiar estas obras a 100% por se tratar de uma medida essencial para a saúde, segurança e conforto de toda a comunidade escolar, refere a autarquia em comunicado.

Mas a realidade é que para a remoção das coberturas que contêm fibrocimento, “o Governo não financia as intervenções, antes mobilizou fundos europeus de verbas das autarquias para esta medida”.

Perante isto, refere o executivo que o município do Seixal “candidatou 14 escolas aos fundos europeus, tendo 11 sido aprovadas e cujas obra de remoção do amianto avançaram. No entanto, no passado dia 28 de Outubro, já depois de todas as candidaturas submetidas terem sido aprovadas e as obras feitas, foi publicada uma alteração às regras de financiamento, impondo limites máximos por metro quadrado e com efeitos retroactivos”.

- PUB -

A conclusão é que esta alteração “significa que os fundos europeus já não financiam a 100 % estas intervenções, remetendo o restante valor para as autarquias”.

Esta é uma “mudança das regras no final do jogo, o que é inaceitável do ponto de vista institucional, legal e de gestão de fundos públicos. No caso do Município do Seixal, esta alteração representa uma diferença de 400 mil euros de financiamento. A autarquia do Seixal receberia um financiamento de 1 012 183,34 euros e ao aplicar-se esta alteração o financiamento passa para 629 683,34 euros”, protesta o presidente da Câmara, Joaquim Santos.

A Câmara Municipal do Seixal está já a “investir mais de 8 milhões de euros em dezenas de requalificações nas escolas da responsabilidade da autarquia, onde se incluem estas substituições de coberturas”.

- PUB -

Perante o actual quadro, considera o executivo de Joaquim Santos que é “inaceitável que o Governo não coloque qualquer verba para a substituição das coberturas e agora limite o uso dos fundos europeus para quase metade, passando os custos para as câmaras municipais, algo que é da sua inteira responsabilidade, além da falta de seriedade que é voltar atrás nos compromissos legalmente firmados”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -