19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalPiscinas e equipamentos desportivos reabriram ontem no Seixal

Piscinas e equipamentos desportivos reabriram ontem no Seixal

Aprovação de verbas para a requalificação de bairros e apoio a associações, marcaram reúnem pública que debateu jardim de infância em Paio Pires

 

- PUB -

Os eleitos na Câmara do Seixal estão de acordo sobre a necessidade de se recuperar a vida normal, embora respeitando as orientações das autoridades de saúde. “É importante que as crianças voltem às escolas, que todos regressemos ao trabalho, à vida, ao desporto, ao lazer, à sociedade. Mas é necessário que esse regresso se faça com a máxima segurança e tranquilidade”, sublinhou Joaquim Santos presidente da Câmara Municipal.

O entendimento entre todas as forças políticas marcou o início da última reunião pública, onde o vereador José Carlos Gomes, vereador da CDU e responsável pelo pelouro do desporto, anunciou que as piscinas e outros equipamentos desportivos voltam a reabrir na segunda-feira (ontem), e também ele vincou que “a vida tem de continuar, não podemos ficar fechados em casa. Neste contexto, decidimos abrir as piscinas e outras instalações, embora impondo normas muito rígidas”.

Entretanto, o vereador comunista Joaquim Tavares apontou a Festa do Avante!, recentemente realizada, como exemplo a seguir. “A Festa demonstrou que se pode conviver normalmente, desde que se respeitem as normas sanitárias que todos conhecemos”, realçou.

- PUB -

Nesta mesma reunião de Câmara foi aprovada verba para a requalificação da área circundante do Bairro da Cucena, da Quinta da Princesa e da Quinta do Cabral. No total, o custo das três obras ascenderá a cerca de 1 milhão e 300 mil.

Também instituições sociais foram contempladas financeiramente para fazerem face às dificuldades que enfrentam ou melhorarem os serviços que prestam às populações. É o caso do Centro Paroquial de Bem-Estar de Arrentela – Infância “O Pica Pau”, para o qual foram canalizados 93 mil euros, que serão empregues na beneficiação dos espaços exteriores e interiores.

Também a Associação de Moradores da Quinta da Fábrica, foi contemplada com verba; cerca 335 mil euros, para finalizar a construção da sua sede e implantar um novo parque infantil.

- PUB -

Neste pacote de financiamento foi ainda incluída a Associação das Colectividades do Concelho do Seixal, que viu serem-lhe atribuídos 28 mil euros, para que possa dar o apoio necessário, no que toca a transportes, ao movimento associativo desportivo popular do concelho.

Pais ocupam biblioteca em Paio Pires

Este estabelecimento de ensino esteve no centro das discussões travadas entre as várias forças políticas, no esforço de encontrarem a solução possível. Acontece que a EB1/JI de Paio Pires entrou em obras, mas, estas estão atrasadas, o que pode deixar 50 crianças do Jardim de Infância sem lugar. Perante isto, a Associação de Pais ocupou a biblioteca e uma sala da Escola da Quinta da Courela. Ainda sugeriu à autarquia que instalasse contentores para ultrapassar a carência, mas aquela rejeitou liminarmente tal hipótese.
Esta situação foi descrita pelo vereador Francisco Morais, do Bloco de Esquerda, e recebeu a preocupação do socialista Marco Teles que não quer ver as crianças em “salas improvisadas”.

Sobre isto a vereadora com o pelouro da Educação, Maria João Macau (CDU), explicou que “logo de início”, falou com os pais, para que soubessem que, devido ao atraso das obras, “não havia espaço para receber mais crianças”.

E continuou: “Foi assim que surgiu a proposta, do Agrupamento Escolar, não da Associação de Pais, e que mereceu o parecer favorável da Câmara Municipal, para que se recorresse à biblioteca, pelo menos durante o primeiro período”.

Seja como for, as crianças não vão ficar sem acesso aos livros, porque “foi implementado um sistema em que o professor-bibliotecário trabalha nas salas com as crianças, mantendo-se todas as actividades”, avançou.

Por José Augusto

 

 

 

 

 

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -