19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalMarta Temido lembrou hospital no Seixal mas nada mais do que isso

Marta Temido lembrou hospital no Seixal mas nada mais do que isso

Jornada de discussão e troca de experiências sobre apoio social recebeu participações de todo o país. Ministra da Saúde encerrou congresso sobre cuidados na comunidade

 

- PUB -

A ministra da Saúde diz estar a aguardar que o director do Hospital Garcia de Orta, em Almada, lhe indique uma data para a reactivação da ala pediátrica daquela unidade. Esta foi a resposta que José Lourenço, presidente da Comissões de Utentes do Concelho do Seixal, de Marta Temido quando a questionou sobre esta matéria.

Do mesmo modo, foi evasiva sobre a construção do hospital no Seixal, um tema recorrente a que a governante continua a não dar respostas concretas, isto apesar de ter sido a própria a mencionar ser impossível “vir ao Seixal e não falar no hospital”.

Marta Temido esteve no auditório dos Serviços Centrais da Câmara do Seixal, na passada sexta-feira, para encerrar os trabalhos do II Congresso da Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade (AUCC), onde lhes elogiou o trabalho desenvolvido. E a seguir tomou o discurso redondo sobre o hospital a construi no concelho.

- PUB -

Tudo pela comunidade

O congresso, que teve o apoio da autarquia do Seixal e por lema “Uma associação em prol da comunidade”, procurou incentivar a partilha de experiências das diversas equipas da área da saúde e a divulgação das respostas já adquiridas. A AUCC é multiprofissional, sem fins lucrativos e integra e representa os agentes das Unidades de Cuidados na Comunidade, no âmbito dos serviços de prevenção primários do Serviço Nacional de Saúde.

O SNS vale a pena

- PUB -

As UCC têm como função prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social, ao domicílio e na comunidade, especialmente aos cidadãos e famílias em situação de risco ou dependência física.

Os trabalhos do congresso científico abriram com um debate, em plenário, centralizado em “Um olhar atento sobre a carteira de serviços das UCC”. No entanto, outras questões suscitaram grande interesse dos congressistas como a “Gestão da Doença”, a “Gestão da Saúde” e a “Intervenção comunitária”. Antes do encerramento dos trabalhos, houve comunicações livres sobre temas que preocupam tanto os utentes, como os profissionais da Saúde.

José Lima, presidente da direcção da AUCC, caracterizou o congresso, que acolheu 161 inscrições de vários pontos do país, como “muito produtivo, participativo e interessante” e deixou a conclusão de que “vale a pena trabalhar no Serviço Nacional de Saúde, apesar de serem parcos os recursos existentes”.

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -