27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalConferência da CGTP no Seixal para “lutar pela valorização do trabalho e...

Conferência da CGTP no Seixal para “lutar pela valorização do trabalho e dos trabalhadores”

Evento reuniu sindicalistas de todo o mundo. Apelos à luta pelos direitos laborais e à solidariedade entre os povos marcaram o tom geral das intervenções

A Conferência Sindical Internacional, que ontem reuniu durante todo o dia no Auditório Municipal do Seixal, teve por lema “Lutar pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, a solidariedade e a paz”. No conclave participou cerca de uma centena de activistas sindicais estrangeiros, de 80 organizações dos cinco cantos do mundo.

- PUB -

Sem paz não há trabalho

A vereadora Manuela Calado, falando em nome da autarquia, que cedeu o magnífico espaço e ofereceu o jantar aos conferencistas, deu as boas-vindas a todos e desejou que a Conferência fosse profíqua, lembrando “que todos juntos não somos de mais para lutar pela paz e o trabalho”, já que “sem paz não há trabalho”.

Augusto Praça, por sua vez, da Comissão Executiva e Relações Internacionais da central sindical, esclareceu que estavam ali “representantes de correntes ideológicas de todos os matizes”, sendo esse um factor de “grande satisfação” para a CGTP. Quanto ao documento que foi distribuído a todos os participantes, informou que não era para ser votado para não “vincular ninguém à nossa visão das coisas”. E acrescentou: “Aqui, todos têm o direito de dizer aquilo que pensam, pois o Congresso da CGTP não censura ninguém”.

Todavia, os sindicalistas que usaram da palavra realçaram algumas das traves mestres do documento, que abarca as grandes linhas das relações de trabalho e a evolução social nos diversos pontos do mundo. Nele se lê, por exemplo, que segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o “número daqueles que, mesmo trabalhando, estão na pobreza é, actualmente, mais de 700 milhões, só não sendo maior porque vem sendo contrariado pela evolução da China. Mais de 60% dos trabalhadores de todo o mundo têm vínculos de trabalho precários. Degrada-se a qualidade do emprego, aumentando a pressão sobre os trabalhadores para aceitarem vínculos laborais mal pagos e sem direitos. Prevê-se que em 2020 existirão 2 milhões de novos desempregados”.

- PUB -

Todos os oradores, de Cuba, Brasil, Áustria, Alemanha, Índia, entre muitos outros, protestaram a sua solidariedade ao povo da Palestina e da América Latina e denunciaram as políticas económicas que conduzem à precariedade e roubam os direitos laborais. Por isso, sublinha-se no referido documento, é essencial “reforçar as acções de solidariedade com as lutas travadas em cada país e em cada local de trabalho, dando-as a conhecer, valorizando-as e valorizando as conquistas realizadas”. Por isso, os “direitos dos trabalhadores, a valorização do trabalho e dos trabalhadores, a emancipação social e uma sociedade livre da exploração assentam na força organizada dos trabalhadores, na sua unidade e na sua luta”.

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -