A estratégia de promoção do concelho de Santiago do Cacém passa pela realização de mostras gastronómicas, preservação do património e criação de roteiros
O Festival da Enguia da Lagoa Santo André vai este ano para a 6.ª edição e realiza-se de 24 de Janeiro a 9 de Fevereiro. Mais uma vez são esperados milhares de visitantes nesta mostra gastronómica única no país onde a enguia é destaque. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André.
O festival tem como objectivo a promoção da restauração local e de uma iguaria única como é a enguia. “Invulgar e excelente porque é capturada numa zona de Reserva Natural”, avalia a organização do evento. Outra das grandes apostas é a “promoção turística do concelho, estando o festival inserido numa estratégia mais alargada de promoção do município de Santiago do Cacém”.
Essa estratégia inclui a realização de mostras gastronómicas, a criação de roteiros, o investimento na preservação e valorização patrimonial, participação em feiras do sector e a deslocação de embaixadas ao estrangeiro.
Este 6.º Festival tem como restaurantes aderentes A Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Copacabana, Tasquinha do Ilídio e O Gatinho, todos situados na freguesia de Santo André.
Quanto às ementas, contam com as mais variadas propostas que vão desde as enguias fritas às grelhadas, do ensopado à caldeirada, de escabeche ou na cataplana. Propostas, por si só, suficientes para uma visita, às quais se junta o magnífico património natural e cultural do concelho de Santiago do Cacém.
O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer carácter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade.