Actual presidente da Câmara de Santiago do Cacém concorre por um terceiro mandato consecutivo. A coligação anunciou também hoje os cabeças-de-listas a três das oito freguesias do concelho: Alvalade; Cercal do do Alentejo; e Abela
Álvaro Beijinha vai recandidatar-se à presidência da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, nas autárquicas deste ano. A cerimónia de apresentação pública do candidato – que lidera há dois mandatos os destinos da autarquia alentejana – está agendada para o próximo dia 18, a partir das 18 horas, no Parque Urbano da Quinta do Chafariz em Santiago do Cacém, anunciou hoje o PCP.
Natural da freguesia de Alvalade, Álvaro Beijinha, 44 anos, é licenciado em Advocacia com especialização em Fiscalidade e vai tentar fazer o pleno na presidência da Câmara de Santiago do Cacém – subentenda-se, atingir o número máximo de mandatos consecutivos por lei (três) à frente da autarquia.
O autarca estreou-se na presidência em 2013 – sucedeu então a Vítor Proença, também da CDU, quando este alcançou o limite de mandatos e avançou para o município vizinho de Alcácer do Sal, que viria a conquistar. Mas o percurso de Beijinha como eleito começou dois mandatos antes. “Foi, entre 2005 e 2013, vereador da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, responsável pelas áreas do Planeamento e Gestão Urbanística, Reabilitação Urbana e Centro Histórico, Desenvolvimento Económico e Turismo, Habitação, Saúde e Acção Social”, lembra a Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano (DORLA) do PCP, em nota de Imprensa.
A estrutura comunista realça o trabalho autárquico desenvolvido por Beijinha. “Evidencia-se pelo incremento de acções em prol do crescimento turístico e económico do concelho, através da captação de novos investimentos económicos e de incentivos ao desenvolvimento local e na requalificação dos espaços públicos.” Ao mesmo tempo, sublinha que o autarca “coordenou o processo de Revisão do Plano Director Municipal de Santiago do Cacém em vigor desde Fevereiro de 2016”. Os comunistas destacam ainda o trabalho realizado por Álvaro Beijinha “na área da saúde, nomeadamente no combate contra a covid-19 e com políticas de fixação de mais profissionais de saúde para o concelho”, como também a implementação de “programas de apoio aos mais desfavorecidos” na área social.
O autarca, que já presidiu à Comissão Permanente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), integra o Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e o Conselho de Administração das Águas Públicas do Alentejo.
O executivo municipal de Santiago do Cacém é composto por quatro eleitos da CDU, dois do PS e um do PSD. As eleições autárquicas devem ser agendadas, de acordo com a lei, entre Setembro e Outubro próximo.
Cabeças-de-lista a Alvalade, Cercal do Alentejo e Abela
A CDU anunciou, também hoje, outros três cabeças-de-lista a órgãos autárquicos do concelho de Santiago do Cacém: os candidatos à presidência das juntas de freguesia de Alvalade, Cercal do Alentejo e Abela.
Carlos Marques, 49 anos, actual deputado na Assembleia de Freguesia, eleito que foi em 2017 – depois de ter desempenhado a mesma função entre 2005 e 2009 –, é o cabeça-de-lista à Junta de Alvalade. É membro da Comissão de Freguesia do PCP e, desde os seis anos, está ligado ao cante e música popular, tendo sido um dos fundadores o grupo de música popular Alma Alentejana, além de ter pertencido ao grupo de teatro Mãos à Obra.
Sérgio Santiago, 47 anos, funcionário público, é o candidato da coligação à presidência da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo. Vai a votos pela liderança dos destinos desta junta pela segunda vez, já que presidiu ao órgão no mandato de 2009-2013.
À presidência da Junta de Freguesia de Abela, a CDU decidiu lançar Hélia Rodrigues. A candidata de 51 anos tem sido sucessivamente eleita para esta junta desde 2009 e integra a Comissão Concelhia de Santiago do Cacém do PCP.