Álvaro Beijinha em ‘presidência aberta’ por São Domingos e Vale de Água

Álvaro Beijinha em ‘presidência aberta’ por São Domingos e Vale de Água

Álvaro Beijinha em ‘presidência aberta’ por São Domingos e Vale de Água

????????????????????????????????????|????????????????????????????????????|????????????????????????????????????|????????????????????????????????????|????????????????????????????????????|????????????????????????????????????|????????????????????????????????????|????????????????????????????????????

Presidente da Câmara aprofundou o conhecimento sobre as principais preocupações da união das freguesias

“É sempre importante estarmos no terreno, para fazermos o levantamento das situações e encontrarmos soluções para cada uma das localidades”. É assim que Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, resume a importância da iniciativa “Presidência nas Freguesias” promovida pelo executivo municipal, na sequência do périplo realizado pela União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água.

A visita, inserida nesta espécie de “presidência aberta”, decorreu de 11 a 13 deste mês, com Álvaro Beijinha a liderar a comitiva composta pelos vereadores com pelouros, pela presidente da União das Freguesias, Ana Gonçalves, e por técnicos autárquicos das respectivas áreas. Objectivo: “contactarem e inteirarem-se das preocupações da população” local, faz notar o município, em nota de Imprensa.

- PUB -

Em jeito de balanço ao périplo, o chefe do executivo municipal destacou na educação “os investimentos que a Câmara Municipal tem realizado de forma a manter as escolas rurais”. Até porque, “os sucessivos Governos têm uma política que vai no sentido de as encerrar”, disse, citado no documento. E até deixou um exemplo: “O pré-escolar em Vale de Água esteve para encerrar, porque realmente tinha dois alunos, mas nós solicitámos a sua suspensão e, actualmente, é com muita satisfação que vemos 14 alunos nesta escola”.

Na acção social, o autarca observou as dificuldades sentidas por parte da Casa do Povo e admitiu que a situação merece “uma reflexão” atenta da sociedade e do poder político. E na área da saúde, a comitiva inteirou-se sobre “o projecto da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano para a remodelação da extensão de saúde de São Domingos”.

Da deslocação aos empreendimentos de turismo no espaço rural, Estrela do Cerro e Monte do Salgueirinho, bem como ao Museu da Farinha e ao turismo rural Casa da Moagem, o edil saiu reconfortado uma vez que “os empresários sentem já a retoma”. O itinerário da comitiva contemplou também a barragem de Fonte Serne, a exploração agrícola e de secagem de arroz de Joaquim Sobral, o Monte dos Alhos, o Monte da Vinha, a Herdade do Cebolal e o Centro de Colheita de Sémen de Suíno de Vale de Água.

- PUB -

O programa englobou uma reunião com o movimento associativo, que decorreu no edifício da Sede da Junta de Freguesia, em São Domingos, e a realização da reunião descentralizada de Câmara, nas instalações da delegação da Junta de Freguesia em Vale de Água.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -