29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémReserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha vai ser...

Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha vai ser gerida por seis entidades

Plano de acção vai ser feito nos dois próximos anos depois da assinatura do protocolo entre o município, o Fundo Ambiental e o ICNF

 

- PUB -

A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS), em Santiago do Cacém, vai agora ser gerida por uma comissão composta por seis entidades. A decisão foi tomada na passada quarta-feira por meio da assinatura de um protocolo entre a autarquia santiaguense, o Fundo Ambiental e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Universidade de Évora, as Águas de Santo André, a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo formam a comissão que foi constituída, com a assinatura do protocolo, para desenvolver um plano de acção para a reserva.

O documento assinado aprovou ainda o financiamento de 70 mil euros que será para, por um período de dois anos, “assegurar um técnico especializado cuja função será a de elaborar, em conjunto com as diferentes entidades envolvidas na co-gestão, um plano de acção para a RNLSAS, assim como encontrar fontes de financiamento para a sua implementação”, tal como explica em nota de Imprensa a câmara municipal santiaguense.

- PUB -

No evento em que se assinou a formalidade esteve presente João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, que reflectiu sobre o envolvimento das autarquias nestes processos. “É necessário envolver as comunidades locais e isso faz-se, também, trazendo os autarcas para os processos de decisão”.

Sublinhou ainda que o plano de acção a traçar será elaborado pelas entidades que “dirão o que faz sentido” para a zona em questão, afirmando que o Governo está disposto a fazer um plano de investimentos para as necessidades da RNLSAS. “Melhoria das condições de visitação, na sinalética e tudo o que vier a ser identificado terá obviamente uma fonte de financiamento associado e haverá um plano de investimentos para os próximos anos para esta reserva”.

Na cerimónia esteve também Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, elemento que irá presidir à comissão agora escolhida. “Este modelo de co-gestão refere-se à criação de projectos de valorização, de educação e sensibilização ambiental”, comentou o autarca lembrando que este projecto faz parte da transferência de competências do Governo para as autarquias, apesar do funcionamento e ordenamento estarem ainda sob alçada do ICNF.

- PUB -

“Se enquadra no processo de transferência de competências do Estado para as autarquias, mas que a gestão da RNLSAS, as regras de funcionamento e ordenamento, continuam na mão do ICNF”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -