20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémReabilitação do posto Territorial da GNR de Santo André tem custo de...

Reabilitação do posto Territorial da GNR de Santo André tem custo de 1,2 milhões de euros

Obra que resulta de uma parceria entre Estado e autarquia pode ser realidade no decorrer do ano de 2025

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e o Ministério da Administração Interna (MAI) deram, esta quarta-feira, a conhecer as primeiras linhas que irão conduzir à requalificação do posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Nova de Santo André.

A nova estrutura vai nascer das cinzas do antigo posto da Guarda Fiscal de Santo André no Bairro Azul. O custo da obra tem um valor estimado de 1,2 milhões de euros.

A expectativa dos responsáveis por este projecto aponta para o início das obras ainda este ano ou no início de 2024. Com cautela, mas também com optimismo, consideram que a inauguração desta nova estrutura possa ter lugar no decorrer do ano de 2025.

- PUB -

O projecto, cujos detalhes não foram apresentados publicamente, foi executado pelo ministério, que permitiu desde logo ter uma estimativa geral de custos da obra.

A assinatura do contrato interadministrativo entre a autarquia e a Secretaria de Estado da Administração Interna contou com as presenças do ministro José Luis Carneiro, Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, o secretário-geral do MAI, Marcelo Mendonça Carvalho, e do tenente-coronel Marco Gonçalves, comandante do Comando Territorial de Setúbal da GNR.

Na sua intervenção, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, justificou a assinatura deste contrato de cooperação entre o município de Santiago do Cacém e o Estado. “O poder político não pode deixar de ser sensível aos apelos e às sugestões das autarquias”.

- PUB -

Esta obra, acrescenta, “definida como prioritária por parte das forças de segurança, estava nas nossas nas prioridades e foi importante o município ter assumido a co-responsabilidade, apoiando o Ministério da Administração Interna e a Secretaria Geral, tendo em vista dar outra celeridade ao processo de investimento”.

José Luís Carneiro aproveitou para falar do trabalho que o Governo tem feito para um país mais pacifico e seguro através “de fortes investimentos na área da segurança”. O ministro destaca, um projecto de investimento em curso de 607 milhões de euros para modernizar e qualificar que serve um conjunto vasto de actores do sistema de segurança interna e ainda 11 milhões de euros para a requalificação do serviço do 112.

A Câmara Municipal, através do contrato agora assinado, fica com a garantia de financiamento total e tem, desde já, luz verde para iniciar os procedimentos necessários para lançar o concurso público da obra.

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, mostrou-se satisfeito com a assinatura deste contrato e disse que a autarquia não hesitou em assumir a responsabilidade e essa posição revelou-se fundamental para desbloquear o processo. “Sem este passo provavelmente, Santo André ficaria no fim da lista. Porque é, efectivamente, uma grande necessidade entendemos que faria todo sentido entrarmos nesta cooperação”.

Com a garantia, por escrito, de que a obra será financiada a 100% pelo Estado, Álvaro Beijinha considera que estão reunidas todas as condições para a câmara ficar formalmente mandatada para lançar o concurso público e depois iniciar a obra.

“O processo implica, antes, uma alteração no orçamento plurianual da Câmara Municipal. Feita essa rectificação acreditamos que poderemos lançar o concurso publico para adjudicação da obra em Abril ou Junho para, esperamos, iniciar os trabalhos no final de 2023 princípio de 2024”.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -