31 Janeiro 2023, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémIC33 passará a ter perfil de auto-estrada

IC33 passará a ter perfil de auto-estrada

Decisão foi anunciada pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, após reunião com a CIMAL

 

- PUB -

Foi durante uma reunião com uma delegação da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), que o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, anunciou que o IC33, que liga a auto-estrada do Sul (A2) a Santiago do Cacém, vai passar a ter perfil de auto-estrada. O troço irá passar das actuais duas para quatro faixas, com a obra a ser financiada na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tendo o primeiro semestre de 2026 como data de conclusão.

No encontro, que decorreu na passada sexta-feira, o ministro Pedro Nuno Santos precisou que a obra decorrerá em duas fases. A primeira, entre as Relvas Verdes e o Roncão, irá a concurso nos primeiros seis meses do próximo ano, e a segunda, entre o Roncão e a rotunda Grândola Norte, será iniciada entre seis e oito meses depois, uma vez que ainda não foi realizado o respectivo estudo de impacto ambiental.

Outro dos assuntos abordados pelos autarcas na reunião foi a reivindicação da urgente resolução da reparação do troço do IC1 entre Alcácer do Sal e Palma. Relativamente a este tema, o ministro comprometeu-se a dar indicações à empresa concessionária pública Infraestruturas de Portugal (IP) para que as obras sejam efectuadas com a maior brevidade.

- PUB -

Vítor Proença, presidente da CIMAL, realçou o mau estada daquele troço da via, exigindo a sua rápida reparação, atendendo aos “enormes riscos de segurança que constituiu” para o “muito tráfego automóvel que circula naquela estrada”, que liga a região de Lisboa ao Alentejo Litoral e ao Algarve.

Nesta reunião foi ainda defendido pelos presidentes dos municípios, no plano rodoviário, a construção de uma via com perfil de auto-estrada entre Sines e Odemira, um projecto a iniciar “num horizonte temporal de oito anos”.

Esta reunião com o ministro das Infraestruturas e Habitação foi solicitada por uma comitiva constituída pelo presidente da CIMAL e do município de Alcácer do Sal, Vítor Proença, pela presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAL, Ana Maria Aleixo, e pelos presidentes das câmaras de Grândola, António Figueira Mendes, de Odemira, Hélder Guerreiro, de Santiago do Cacém, Álvaro Bejinha, e de Sines, Nuno Mascarenhas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado
- PUB -