18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémPrazo da entrega de obras para a 14.ª edição do Prémio de...

Prazo da entrega de obras para a 14.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca começa já em Março

O galardão mantém o valor pecuniário de 4 mil euros para a obra vencedora seleccionada pelo júri, e será publicada pelo município

 

- PUB -

As obras concorrentes à 14.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, podem ser entregues entre os dias 02 de Março e 14 de Abril, revelou ontem a câmara municipal.

Instituído pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o prémio é concedido bienalmente e distingue uma colectânea de contos originais, escritos em língua portuguesa, por um autor maior de idade, natural de qualquer país da comunidade lusófona.

O galardão mantém o valor pecuniário de 4 mil euros para a obra vencedora seleccionada pelo júri, que será editada pelo município no ano seguinte ao concurso.

- PUB -

“Contos de Macau”, da autoria de João Morgado, sob o pseudónimo Liang, foi a obra vencedora da mais recente edição do prémio, em 2020, que mereceu a unanimidade do júri.

De acordo com a autarquia, o prémio “presta homenagem ao grande escritor santiaguense, figura incontornável da literatura portuguesa”, e à sua obra, “através da forma narrativa do conto, em que o autor revelou toda a sua excelência”.

Na última edição foram admitidos 96 originais

- PUB -

Na última edição do prémio, que pretende contribuir para a revelação de novos criadores da língua portuguesa, foram admitidos a concurso 96 originais de autores lusófonos.

Manuel Lopes Fonseca (1911-1993), conhecido no mundo das letras como Manuel da Fonseca, foi poeta, contista, romancista e cronista.

Nas suas obras, marcadas pela intervenção social e política, relatou a dureza da vida no Alentejo, realidade que lhe era próxima. “Cerromaior” (1943) e “Seara de Vento” (1958), vários volumes de poesia e também de contos, como “O Anjo no Trapézio” (1968) ou “O Fogo e as Cinzas” (1953), são alguns dos seus livros.

HYN 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -