6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémMunicípio de Santiago do Cacém investe no combate aos desperdícios de água

Município de Santiago do Cacém investe no combate aos desperdícios de água

Estudo mostra que o concelho é o que menos água da rede de distribuição perde no território alentejano

 

- PUB -

Santiago do Cacém é o município alentejano com “menor perda de água na rede pública de distribuição”, afirma a Câmara Municipal, que regista “apenas 17% da água não facturada no serviço em baixa”.

A autarquia tem por base o estudo “As perdas de água em Portugal uma visão retrospectiva”, elaborado pela Comissão de Especialização de Sistemas de Distribuição de Água, o que permite ao executivo municipal afirmar que este documento vem comprovar o “forte investimento que tem sido realizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém nesta área”.

Esta informação é ainda mais importante para a autarquia numa altura em que o País, e particularmente zonas do Alentejo, apresentam um período de seca extrema.

- PUB -

Para resolver os problemas de fugas de água, a Câmara Municipal dá a saber que “tem executado várias obras de requalificação na rede de distribuição de água”, e aponta como exemplos a “intervenção em Ermidas-Sado, num valor na ordem dos 167 mil euros, na localidade de Ademas, Santa Cruz, com um custo de cerca de 200 mil euros”.

O serviço municipal contabiliza ainda a “construção de uma nova rede de abastecimento nas localidades de Abela e de São Domingos, bem como noutros locais do concelho”.

Na cidade de Santiago do Cacém, foram efectuadas “intervenções na Rua Padre Hermano Ferreira, no Bairro São Vicente de Paulo, na Calçada da Senhora do Monte, na Rua Professor Egas Moniz e Rua Camilo Castelo Branco que implicaram a remodelação da rede já existente”.

- PUB -

Quanto a intervenções de fundo efectuadas pela autarquia estas concretizaram-se nas zonas urbanas, nomeadamente, nos espaços públicos dos Centros Históricos de Alvalade, e de Cercal do Alentejo, e na cidade de Santiago do Cacém, onde foram contempladas “remodelações das redes de águas com o objectivo de resolver os problemas que as constantes rupturas na rede de distribuição provocavam, melhorando, assim, a eficiência hídrica do sistema no concelho”.

A par destes melhoramentos a Câmara Municipal também tem investido em “novos contadores de água que incorporam telemetria -capacidade de transmissão de dados – para uma maior eficiência no controlo das perdas de água, que podem ser detectadas em tempo real.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Polícia Judiciária detém homem em Setúbal suspeito de dezenas de crimes de pedofilia

Suspeito aproveitou-se do facto de coabitar com a jovem de 17 anos para a sujeitar a abusos sexuais, que terão tido início quando a vítima tinha 12 anos
- PUB -