20 Janeiro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémOrçamento Municipal para 2022 cresce 1,8 milhões e aposta na mobilidade

Orçamento Municipal para 2022 cresce 1,8 milhões e aposta na mobilidade

Autarca Álvaro Beijinha diz que orçamento resolve problemas das pessoas e continua aposta na requalificação urbana

 

- PUB -

A Câmara de Santiago do Cacém (CDU) aprovou esta segunda-feira o Orçamento Municipal de 40,7 milhões de euros para 2022, superior em 1,8 milhões ao deste ano, que aposta na mobilidade e requalificação urbana.

“Este é um orçamento que resolve muitos dos problemas das pessoas” e dá continuidade “ao trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos em termos de requalificação das nossas cidades, vilas e aldeias”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022 foram aprovadas pela maioria comunista com os votos contra dos dois vereadores do PS e do vereador da coligação do PSD/CDS-PP.

- PUB -

De acordo com o autarca, o orçamento para o próximo ano “contempla grandes investimentos” e terá “uma forte aposta” na requalificação dos parques empresariais e nos equipamentos culturais.

O documento “espelha a política de proximidade que tem sido seguida por este executivo” no sentido de “melhorar a qualidade de vida das populações” nas vertentes da “mobilidade urbana, requalificação e regeneração urbana, prática desportiva e no acesso à cultura”, frisou.

“A requalificação do Parque Empresarial e do Bairro dos Serrotes (1,8 ME), em Vila Nova de Santo André, e do Jardim Municipal e a zona envolvente (1,6 ME), em Santiago do Cacém, serão algumas das obras mais pesadas do ponto de vista financeiro”, sublinhou.

- PUB -

O orçamento do próximo ano contempla, segundo Álvaro Beijinha, “a pavimentação dos caminhos rurais em praticamente todas as freguesias do concelho, vários investimentos no sector da educação e nas escolas rurais e o apoio ao movimento associativo”.

“Nos últimos oito anos temos conseguido manter o rigor financeiro, com redução de dívida, e este orçamento, que aumenta mais de um milhão de euros, espelha também estes fortes investimentos”, sublinhou.

Está também prevista “a aquisição de um terreno para a ampliação do Parque Empresarial em Santiago do Cacém, a requalificação do Cineteatro de Ermidas-Sado e do Cinema de Alvalade, a instalação da Loja do Cidadão (900 mil euros) e a requalificação da rua dos Centenários em Cercal do Alentejo”, adiantou.

O executivo municipal de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, é constituído por quatro eleitos da CDU, dois da oposição socialista e um da coligação PSD/CDS-PP.

A aposta nos grandes eventos “de relevo nacional e internacional”, como forma de promoção do território, e no sector do turismo, “com um investimento na sinalética em todo o concelho”, são outras das prioridades.

Para o vereador do PS, Artur Ceia, que votou contra, este é “um orçamento de continuidade” que apresenta “um conjunto de investimentos que transitam de outros anos” e “que derraparam para este novo mandato”, entre eles “alguns compromissos já assumidos”.

“Face às novas transferências de competências e ao quadro de investimentos do PRR e do Portugal 2030, a Câmara deveria já prever nas Grandes Opções do Plano quais são as linhas estratégicas de investimento para o concelho de Santiago do Cacém e isso não está” contemplado, defendeu.

Também o vereador da coligação PSD/CDS-PP, Luís Santos, criticou o orçamento por ser “idêntico aos anteriores” e por não trazer “nada de novo em termos de investimento”.

“É um orçamento de gestão corrente e não traz nada de novo em termos daquilo que é necessário para a afirmação do concelho. A Câmara parece ignorar aquilo que se passa à nossa volta e continua a não contemplar nenhuma das propostas feitas pelos partidos da oposição”, criticou.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2021 vão ser discutidos e votados na próxima reunião da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Rua José de Groot Pombo encerrada até Abril devido a “exigente e profunda” obra

Intervenção dedicada à reabilitação integral da via, incluindo a construção de passeios mais acessíveis   A Rua José de Groot Pombo, em Setúbal, vai permanecer encerrada...

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...
- PUB -