25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémNovo centro do IEFP em Santiago do Cacém quer "revolucionar" formação no...

Novo centro do IEFP em Santiago do Cacém quer “revolucionar” formação no litoral alentejano

Processo para a instalação do centro, no antigo campus universitário do Instituto Piaget, em Vila Nova de Santo André, começou em Julho do ano passado

 

- PUB -

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) pretende instalar no concelho de Santiago do Cacém, até 2026, um novo Centro de Formação que promete “revolucionar” a oferta formativa no litoral alentejano.

O processo para a instalação do centro, no antigo campus universitário do Instituto Piaget, em Vila Nova de Santo André, começou em Julho do ano passado com a aquisição do direito de superfície à Câmara Municipal de Santiago do Cacém, enquanto entidade gestora do terreno.

“Depois de termos adquirido o direito de superfície, vamos avançar com um conjunto de intervenções” para “criar um serviço de formação com todas as condições no Alentejo litoral”, disse à agência Lusa o delegado regional do Alentejo do IEFP, Arnaldo Frade.

- PUB -

O projecto, previsto para “um espaço com cerca de 64 mil metros quadrados”, inclui a reabilitação, em curso, do edifício principal do antigo pólo universitário, mas também a construção de mais três edifícios, concentrando várias ofertas formativas.

“Estamos a falar na construção de um edifício na área da indústria, como a robótica, domótica, mecatrónica, soldadura e metalurgia, e vamos construir um outro edifício para formação na área do turismo, que terá um ‘Restaurante Pedagógico’ para formação de cozinha e serviço de mesa”, explicou o responsável.

O investimento, que não precisou, mas disse ser “de largos milhões de euros”, vai beneficiar de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e prevê ainda a construção de um refeitório.

- PUB -

Neste espaço, será ainda construído “um Bloco Social”, com “cerca de 30 quartos” e que permitirá albergar “formandos de outras zonas do País”, revelou Arnaldo Frade.

De acordo com o delegado regional do IEFP, “as valências que serão criadas, assim como a disponibilização destes serviços, constituirão uma total revolução em termos de capacitação na área da formação profissional”.

“Este centro nasce para dar resposta aos investimentos previstos em Sines”, na área do “Data Center, hidrogénio e outros, bem como investimentos na área da aeronáutica, em Grândola, ou na área do turismo e do lazer”, sublinhou.

O projecto inclui também uma praça central “para iniciativas na área da formação”, um anfiteatro ao ar livre para “actividades culturais e lúdicas no âmbito da formação” e um espaço verde, com “zona de desporto com espaços de padel, campo de ténis, circuito de manutenção e parque de merendas”.

Segundo o responsável, o Centro de Formação do IEFP, que funciona actualmente na Quinta da Boavista, em Santiago do Cacém, “não será sacrificado”, mas antes “potenciado” para “dar apoio aos investimentos agrícolas na área do Brejão (Odemira) e a outras iniciativas na área da agricultura no litoral alentejano”.

HYN

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -