26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémFixação de população, habitação e políticas fiscais foram os temas centrais do...

Fixação de população, habitação e políticas fiscais foram os temas centrais do debate em Santiago do Cacém

No debate que juntou os cinco candidatos no Auditório António Chainho, todos foram unânimes em defender que o território tem condições para atrair mais investimento, captar população e que é necessário apostar numa política de habitação

 

- PUB -

Foi mais um confronto de ideias em que a cordialidade dos candidatos permitiu conhecer as propostas que o Chega, Bloco de Esquerda (BE), a coligação PSD/CDS-PP, PS e CDU têm para o futuro do concelho de Santiago do Cacém.

O debate realizou-se a convite do jornal O SETUBALENSE, rádio M24, Rádio Sines, jornal O Leme, rádio Popular FM e Morning Panorama, sem a presença de público devido à covid-19, com transmissão na emissão e nas redes sociais de cada um dos órgãos de comunicação social envolvidos nesta operação.

O tema da demografia e a capacidade do município em atrair população abriu o debate, moderado pelo director do jornal O SETUBALENSE, Francisco Alves Rito, com o candidato do BE, Bruno Candeias, a realçar que os resultados dos últimos Censos – que indicam que Santiago do Cacém perdeu população – “têm de ser encarados à escala nacional” e resultam “do falhanço” do Estado e “da pouca resposta do município para contrariar” este fenómeno.

- PUB -

Considerou essencial uma “aposta na produção local, na revitalização das Zonas Industriais Ligeiras (ZIL’S) para criar espaços e atrair novas empresas no ramo das novas tecnologias e da transição energética, valorizar o património histórico e natural e apostar no sector social”. Já o candidato da coligação PSD/ CDS-PP, Luís Santos, disse querer contrariar estes resultados com a fixação da população, em especial dos jovens, apostando na habitação, em políticas atractivas ao nível da fiscalidade e de incentivos à natalidade.

“Estamos numa localização privilegiada e devemos requalificar e expandir as ZIL’s, criar um Gabinete ligado à captação de investimentos e apostar no turismo, apesar das condicionantes no turismo de praia”, sublinhou.

Por seu lado, o candidato da CDU, Álvaro Beijinha, justificou a perda de população com a falta de investimento do Governo nos territórios de baixa densidade e o encerramento de serviços, realçando a política de captação de novos investimentos, em termos turísticos, e a aposta na criação dos parques empresariais.

- PUB -

“Somos o único concelho que tem seis parques empresariais e, nos últimos três anos, atribuímos mais de 40 lotes para fixação de empresas”, frisou.

O candidato do Chega, Rúben Rosa, estabeleceu como prioridade a recuperação das ZIL’s “para captar investimento, trazer emprego e mais jovens” para o concelho de Santiago do Cacém“.

Temos de criar incentivos para as empresas e [desenvolver] um Plano Estratégico para as ZIL’s”, refutou.

Já o candidato do PS, Artur Ceia, reconheceu que o fecho das escolas e de serviços públicos “não é uma política que fixe e atraia população”, mas disse ser “importante” que, a nível local, “seja feito um trabalho proactivo”.

Centrais solares suscitam muitas reservas

Os projectos das centrais solares fotovoltaicas nas freguesias de Cercal do Alentejo e São Domingos e Vale de Água também marcaram o debate, com os candidatos a serem unânimes quanto ao impacto da sua dimensão e a levantarem questões sobre as contrapartidas para as populações afectadas.

De acordo com Álvaro Beijinha (CDU), se estes projectos avançarem – a central de São Domingos recebeu parecer desfavorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a central de Cercal do Alentejo foi aprovada com 100 condicionantes – “a câmara irá defender ao máximo as populações”.

Referiu ainda que o Governo “está a criar legislação” para “definir a questão das contrapartidas” para as populações.

Já Bruno Candeias (BE) opõe-se “frontalmente” a estes projectos que “não geram emprego, contribuem para destruir o turismo rural” e defendeu “um modelo de produção energética descentralizado”.

Interpelado sobre esta matéria, Luís Santos (PSD/CDS-PP), disse ser favorável à transição energética embora considere que estes projectos causam “alguma apreensão e dúvidas” e que compete à Câmara Municipal “questionar o Governo e perceber qual é a sua estratégia” nesta área.

Também Artur Ceia (PS), tem reservas sobre estes projectos e criticou o processo que, no seu entender, “devia ter sido feito de outra forma”.

O candidato alertou ainda para o facto de não existir “um estudo sobre o impacto de duas centrais desta dimensão em termos ambientais” e defendeu a revisão pontual do Plano Director Municipal (PDM) para “prevenir situações deste género”.

Rúben Rosa (Chega) disse que mantém as “reservas em relação à dimensão do projecto” e que “continua sem perceber quais vão ser as contrapartidas” para a população e proprietários dos turismos rurais que se queixam da instalação destes projectos.

Na área da habitação, o candidato da coligação PSD/CDS-PP, Luís Santos, criticou a estratégia que tem sido seguida pelo actual executivo da CDU, referindo que “não é suficiente” para os desafios que se perspectivam por força do desenvolvimento previsto para o concelho vizinho de Sines: “Precisamos de muito mais”, indicou.

Por isso, defendeu loteamentos de iniciativa municipal. “Tem de ser a câmara a dar o pontapé de saída, porque tem terrenos disponíveis em todas as freguesias para esse efeito. Ambiciono mais e acho que é uma estratégia essencial e em função dos projectos que se prevêem para concelhos vizinhos, temos aqui uma excelente oportunidade para fixar população”, reiterou.

Para o candidato da CDU, Álvaro Beijinha, os constrangimentos nesta área são generalizados ao resto do país, rejeitando as críticas dos adversários com o trabalho que tem sido desenvolvido: “Só em loteamentos disponibilizados, desde o 25 de Abril, foram mais de quatro mil lotes, num município que tem mais de 18 mil fogos”.

Considerando o custo da habitação e a especulação imobiliária “um problema do país”, defendeu políticas do Governo, em conjunto com as autarquias, como a Estratégia Local de Habitação (ELH) e apontou também como solução o plano de desenvolvimento de base territorial polinucleado.

O candidato do PS, Artur Ceia, adiantou que nesta matéria já definiu um Plano Municipal para contrariar os constrangimentos existentes no mercado habitacional.

“A câmara tem bastantes terrenos e edificado, algum dele que pode e deve ser requalificado. Há muita habitação de particulares devoluta e a câmara deve ter um papel activo junto dos proprietários”, defendeu.

Segundo o candidato, ao nível das freguesias, “há terrenos que a câmara deve infra-estruturar e deve ter um papel mais activo no sentido de encontrar vários parceiros para agir no mercado da habitação a custos controlados e rendas acessíveis”.

O candidato do Chega, Rúben Rosa, defendeu que o crescimento populacional não pode estar desligado do sector da habitação e que deve ser construído mais loteamento.

“Não podemos ter apenas cooperativas a trabalhar nessa área”, frisou o candidato, avançando com soluções como a criação de um Gabinete de Apoio ao Arrendamento Jovem que é uma faixa etária “que tem várias dificuldades em adquirir casas” para se fixar no concelho.

Já o candidato do BE, Bruno Candeias, quer criar um Mercado Social de Habitação, recorrendo aos instrumentos públicos e privados e que seja também regulador à especulação imobiliária: “Terá de recuperar um conjunto significativo do edificado público, conseguir recuperar e colocar no mercado de renda acessível os prédios devolutos, garantir uma quota mínima de 25% de habitação a custos controlados em novos loteamentos, fomentar a criação de mais cooperativas e resgatar a função social destas cooperativas”, defendeu.

No contexto da política fiscal, o candidato da CDU, Álvaro Beijinha, defendeu a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a isenção da derrama para as empresas com facturação até 150 mil euros e discordou de quem defende a devolução do IRS retirando “capacidade financeira da câmara para dar aos que têm mais rendimentos”.

Para o candidato do PSD/CDS-PP, Luís Santos, a política fiscal tem um papel importante na hora em que as pessoas escolhem fixar-se no concelho, valorizando a proposta de redução do IMI, apesar de lamentar a não introdução do IMI Familiar.

Na derrama, argumentou, que a isenção “não atinge o objectivo” porque “não é calculada pela facturação ”e, sobre o IRS, lembrou que há municípios geridos pela CDU que devolvem a comparticipação aos munícipes. A criação de um regulamento que reduza a derrama “em função de alguns factores, como a criação de emprego”, é outra das propostas do candidato.

Já o candidato do PS, Artur Ceia, defendeu que na questão da derrama “deverá haver uma taxa de redução para uns e isenção para outros”, e disse ser a favor da introdução do IMI Familiar e de uma política mais agressiva no que respeita ao IMI e IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis) diferenciando os investimentos.

“É importante criar um incentivo relativamente ao nascimento, com a atribuição de um Cheque Bebé, sendo um encargo para o orçamento da câmara, que vai ganhar em termos futuros”, adiantou. O candidato do Chega, Rúben Rosa, defendeu o máximo de transparência do município para com as populações e referiu que vai reduzir “o máximo possível” a taxa de IMI e introduzir o IMI Familiar.

Em relação à derrama, pretende isentar não só as pequenas empresas, como os grandes projectos que se comprometam a gerar emprego. Por seu lado, o candidato do BE, Bruno Candeias, defendeu a redução do IMI, a introdução do IMI Familiar, assim como a majoração dos prédios devolutos. Do ponto de vista do IRS, “consideramos que reduzir este imposto à percentagem é demagogia e que para ser justo deve ser progressivo”.

Na derrama, acompanham a proposta da câmara que vai até aos 150 mil euros e considerou que deve haver mais benefícios fiscais para a atractividade das energias limpas e renováveis. “Temos também proposto a automatização da tarifa social da água”, concluiu.

O debate debruçou-se ainda sobre os temas da educação e saúde, áreas abrangidas pela delegação de competências do Governo para as autarquias.

Esta quinta-feira realiza-se o debate com os candidatos à Câmara Municipal de Sines.

Helga Nobre
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -