5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémMoinho Municipal da Quintinha de cara lavada

Moinho Municipal da Quintinha de cara lavada

O Moinho Municipal da Quintinha, em Santiago do Cacém, parece novo. Apresenta-se agora de cara lavada, depois de ter beneficiado de uma pintura exterior.

- PUB -

A intervenção, levada a efeito pela Câmara Municipal, teve o objectivo de melhorar o aspecto daquele património e “preservar o edifício que faz parte da memória colectiva” local, lembra a autarquia.

O município sublinha que tem vindo a realizar “ao longo dos anos obras de revitalização daquele espaço”. As mais profundas, adianta, “aconteceram em 2016”. “Nessa intervenção foram substituídas as oito varas e os antigos cabos de aço por cordas novas, bem como as rodas de azinho que permitem a rotação do capelo, tendo sido efectuada a correcção pontual do roço (anel de pedra onde roda o capelo), as madeiras do piso da sala de moagem e foi construída uma nova escada de lanço único em madeira (para ligar os três pisos) e um varandim em madeira”, enumera a edilidade, sobre essaa obra que custou então “32 mil euros” aos cofres municipais.

O Moinho Municipal da Quintinha foi construído antes de 1813 e registado em Novembro de 1871. Operou até 1966, na produção de farinhas para panificação, com o moleiro José Pereira dos Reis.

- PUB -

“Desde 1982 que a autarquia mantém o moinho em funcionamento moendo milho e trigo. Nos últimos anos, este sistema de moagem tradicional tem-se destinado essencialmente a demonstrações lúdico-pedagógicas”, recorda o município, a finalizar.

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -