29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémCâmara de Santiago do Cacém constrói casa mortuária junto ao centro de...

Câmara de Santiago do Cacém constrói casa mortuária junto ao centro de saúde

A Câmara de Santiago do Cacém vai iniciar a construção de uma Casa Mortuária junto ao edifício do Centro de Saúde de Santiago do Cacém, na rua Hospital Conde do Bracial, em Santiago do Cacém.

- PUB -

A localização não agrada a todos mas o presidente da autarquia, Álvaro Beijinha justifica a decisão com a falta de condições do espaço onde atualmente funciona a capela mortuária, no centro histórico da cidade.

É um espaço que foi adaptado para casa mortuária mas não oferece as condições mínimas”, refere.

- PUB -

De acordo com o edil, o processo arrancou no início do atual mandato, com a realização de um estudo-prévio que apontava para três localizações: “Uma das hipóteses em cima da mesa, em Vale Matanças, foi rejeitada pelos moradores por ser uma zona habitacional. A segunda possibilidade, um terreno em frente à escola secundária, foi ignorado porque hipotecava a localização do futuro centro de saúde, tendo a autarquia optado por esta localização que é uma zona de serviços”, explicou o autarca que garante que a casa mortuária não interfere com o funcionamento da unidade de saúde.

Está perto do centro de saúde mas não está colado ao edifício. Tem a distância mínima prevista na lei e o acesso à Casa Mortuária está no sentido oposto à entrada do Centro de Saúde onde já funcionou a morgue do antigo hospital conde do bracial”.

Contactado pelo Diário da Região, o presidente da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Paulo Espiga, mostrou preocupação em relação ao parque de estacionamento e ao acesso de pessoas com mobilidade reduzida. “A obra retira parte do estacionamento numa zona com pouca capacidade mas, numa reunião recente, a câmara garantiu que vai disponibilizar mais bolsas de estacionamento para aquele local”, referiu.

- PUB -

Paulo Espiga reconheceu que existem profissionais do centro de saúde que estão descontentes com a Casa Mortuária naquele local mas “por se tratar de um terreno camarário” a ULSLA “não se pronuncia sobre a localização”.

O padre Pedro Guimarães, da paróquia de Santiago do Cacém, também se mostrou satisfeito com o arranque da obra. “Dadas as circunstâncias do espaço da capela mortuária julgo que será uma obra bem vinda”, referiu o pároco que não se quis pronunciar em relação à distância entre a futura Casa Mortuária e o cemitério, situado no Castelo da cidade.

A obra, no valor de 150 mil euros, já foi adjudicada e tem uma duração de seis meses.

Helga Nobre

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -