“Utopia Concreta” tem estreia agendada para a próxima quinta-feira. Espectáculo “liberaLinda” em cena aos fins-de-semana
O Teatro O Bando está, desde a passada sexta-feira, a comemorar bodas de ouro, com várias iniciativas que vão estender-se até ao próximo dia 27. As celebrações dos 50 anos de actividade do colectivo artístico, com sede em Vale de Barris, Palmela, prosseguem esta quinta-feira, 10, com a estreia de um passeio teatral filosófico, intitulado “Utopia Concreta”.
Segundo a companhia, “Utopia Concreta” percorre “um antigo caminho que sobe a serra d’ O Bando, outrora habitado por obras de artistas de vários países, mais tarde por máquinas de cena e destruído pelo incêndio de Palmela em 2022”. “Esta é uma viagem individual em busca do princípio da esperança, em que o público segue os passos do filósofo alemão Ernst Bloch e os 50 anos de história do Teatro O Bando”, salienta. Com direcção artística de Dirk Neldner, esta produção é guiada pelas vozes de Raul Atalaia, Marta Barahona, Sara Belo e Nicolas Brites e integra-se no projecto Europeu PlayOn.
Até 27, a “Utopia Concreta” voltará a ser apresentada ao público durante vários dias. Outro dos destaques da programação é o espectáculo “liberaLinda”, que, depois de ter sido levado ao palco nos dois primeiros dias das comemorações, voltará a estar em cena aos fins-de-semana. Além de espectáculos, o programa engloba exposições, cinema, colóquios, lançamento de livro e podcast, almoços e jantares comunitários, entre outras actividades.