Saúde mental hoje em debate no Cine-Teatro São João

Saúde mental hoje em debate no Cine-Teatro São João

Saúde mental hoje em debate no Cine-Teatro São João

Especialistas e autarcas abordam diferentes temas: do sono à música e ao exercício físico, passando pelos estados de pânico

“Como lidar e controlar estados de pânico e ansiedade” é apenas um dos vários temas a serem hoje apresentados e debatidos no “Seminário Nacional Saúde Mental – Intervenção em Contexto Laboral”, promovido pela Câmara Municipal de Palmela. A iniciativa arrancou pelas 9 horas, no Cine-Teatro São João, e tem encerramento previsto para as 16h45.

O evento divide-se em três painéis: o primeiro “dará enfoque ao estudo nacional sobre Saúde Mental realizado pela Ordem dos Psicólogos e ao estudo local realizado pela Câmara Municipal aos trabalhadores”, o segundo incidirá sobre o “impacto das boas práticas na Saúde Mental” e o terceiro dará a conhecer “estratégias reparadoras”, faz notar o município de Palmela.

- PUB -

No primeiro painel intervêm Gabriel Soares, vogal da direcção da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que aborda o “relatório do custo do stress e dos problemas de saúde psicológica no trabalho, em Portugal”, Luís Miguel Calha, vereador com o pelouro dos recursos humanos na Câmara de Palmela, que se debruça sobre a “promoção da saúde mental nas autarquias”, e Margarida Segurado, psicóloga da mesma autarquia, que apresenta um “diagnóstico sobre saúde mental e física dos trabalhadores municipais, em período pós-pandemia”.

Ainda pela manhã realiza-se o segundo painel com intervenções de José Barreto, presidente do Conselho de Gestão da Palmela Desporto, e Iuri Candeias, técnico integrante no programa municipal “Mexa-se bem no trabalho”. Ambos vão falar sobre a importância do exercício físico ligada à saúde mental. Este painel englobará ainda as participações de Ana Neves, farmacêutica e ciclista – e madrinha do projecto municipal “O ciclismo vai à escola” –, que irá abordar o tema “Mente sã em corpo são”, e Isabel Fernandes, psicóloga clínica, que intervirá sobre a temática “Mindfulness como estratégia para viver os desafios do trabalho e da vida”. Logo de seguida realiza-se um debate.

Terceiro painel

- PUB -

Os trabalhos prosseguem depois de almoço com o terceiro painel que contemplará a discussão de quatro temas. “Impacto da saúde mental na prevenção do absentismo” será o primeiro em cima da mesa e estará a cargo de Anabela Malheiro, psicóloga da Câmara Municipal da Moita.

Miguel Meira e Cruz, director da Unidade de Sono do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa e CEO do Centro Europeu do Sono, será o senhor que segue para dissertar sobre a importância de dormir.

Depois, Luísa Mascoli, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Forense, abordará as formas de se lidar com estados de pânico e ansiedade, intervenção que antecederá novo debate.

- PUB -

Antes da sessão de encerramento, a cargo de Luís Miguel Calha, será debatida a temática relacionada com a importância da música na saúde e bem-estar, que terá como oradora Teresa Leite, psicóloga clínica, musicoterapeuta, professora associada na Universidade Lusíada de Lisboa e presidente da Comissão de Certificação da Associação Portuguesa de Musicoterapia.

Este seminário tem como objectivo “contribuir para a literacia sobre Saúde Mental e fomentar a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas de intervenção desenvolvidas e implementadas em contexto laboral, no âmbito de organismos públicos, como estratégias indutoras da melhoria da saúde profissional”, sublinha o município de Palmela. A iniciativa assinala o Dia Internacional da Saúde Mental, que se comemora esta terça-feira.

Poceirão Oficina dirigida a alunos

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Saúde Mental, a Câmara Municipal de Palmela vai promover a realização de oficinas ligadas a esta temática. A primeira, subordinada ao tema “Isso é psicológico”, tem hoje lugar na Escola Básica e Secundária José Saramago, em Poceirão, e será dinamizada pelo radialista e actor João Paulo Sousa. Esta acção é dirigida a alunos do 3.º ciclo e visa “dotar o público escolar de ferramentas de promoção e prevenção da saúde mental”, frisa o município. E para o próximo dia 19, entre as 9 e as 13 horas, está agendada uma oficina “on-line” para técnicos e ajudantes de acção directa com o tema: “Como adaptar o ambiente à pessoa com demência”. Estas iniciativas realizam-se no âmbito da Operação Integrada Local Poceirão-Marateca.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -