Programa eleitoral engloba medidas que visam alavancar o concelho para patamares de referência nacional e internacional
“Tornar Palmela num centro turístico mundial, transformar Pinhal Novo numa zona urbana moderna e sustentável, capaz de atrair empresas inovadoras, converter Quinta do Anjo e Poceirão em centros nacionais de excelência no vinho e no queijo, bem como em hubs logísticos internacionais com infraestruturas de transporte de última geração”. Estes são objetivos “macro” do programa eleitoral da candidatura da coligação PSD/CDS, que foi apresentado por Roberto Cortegano, cabeça de lista à Câmara Municipal, no passado dia 24, na Casa Agrícola Horácio Simões.
“Não vamos chegar a esta visão macro, a esta capacidade que o nosso concelho tem, num mandato de quatro anos”, assumiu Roberto Cortegano, que realçou um conjunto de medidas de dimensão micro plasmadas no programa, essas, sim, para cumprir no próximo mandato, na prossecução dos objetivos maiores.
Melhorar a limpeza urbana nos agregados populacionais do concelho, cuidar do espaço publico, garantir mais e melhor mobilidade e acessibilidades, habitação e modernizar os serviços do urbanismo da Câmara Municipal são algumas das principais medidas, de dimensão micro, defendidas pelo social-democrata no programa. A estas juntam-se também, em termos gerais, a educação, o reforço do apoio ao sector empresarial no concelho, a preservação da agricultura e da vinicultura, a saúde, a juventude, infraestruturas, apoio social, cultura e turismo, segurança e a redução da percentagem do IRS cobrado pela autarquia aos munícipes.
Entre muitas outras medidas, o programa da coligação contempla a criação de um Gabinete Municipal de Apoio às Comunidades Educativas, a construção do Pavilhão Multiusos do Concelho, (em local a determinar), assim como de uma piscina municipal e de um pavilhão desportivo, ambos em Quinta do Anjo, além da criação do Museu da Vinha e do Vinho.
O programa eleitoral foi, segundo Roberto Cortegano, construído ao longo de quatro anos, através da auscultação das populações na rua. Mas também contou com contributos importantes recebidos nas redes sociais ou por e-mail. “Fizemos um documento aberto à sociedade, construído de fora para dentro e não de ideias apenas pensadas internamente por nós”, frisou o cabeça de lista.
Intervieram ainda na sessão Carlos Vitorino, primeiro candidato da coligação à Assembleia Municipal, Bracinha Vieira, coordenador do programa eleitoral e antigo secretário de Estado da Educação e antigo vereador em Palmela, e Paulo Ribeiro, presidente da distrital de Setúbal do PSD, atual secretário de Estado Adjunto da Administração Interna e ex-vereador da Câmara Municipal de Palmela.
As eleições autárquicas realizam-se no próximo dia 12.