Castelo confere à Feira Medieval de Palmela “autenticidade” ímpar. Biblioteca acolhe hoje conferência para contextualizar tema desta edição
O “fenómeno” das feiras quinhentistas ou medievais disseminou-se pela região. Mas em Palmela leva vantagem pelo verdadeiro cenário que o castelo local empresta à realização do evento. A recriação dos tempos dos cavaleiros de capa e espada, das belas donzelas e saltimbancos está de volta à “fortaleza” e ao centro histórico da vila, no próximo fim-de-semana.
Com abertura agendada para as 19 horas desta sexta-feira, a Feira Medieval de Palmela vai prolongar-se até domingo. Este ano, a iniciativa é subordinada ao tema “Um Cavaleiro de Santiago para Alcaide-Mor de Palmela” e transporta os visitantes para o Século XV. E para “contextualizar historicamente o tema” desta edição, o município promove hoje a partir das 18 horas, na Biblioteca Municipal de Palmela, a Conferência “Palmela nos Finais da Idade Média”. A prelecção vai estar a cargo do professor João Costa, investigador integrado no CHAM/NOVA e no CEH-NOVA, e é dirigida “à comunidade local, voluntários, colaboradores e outros interessados”, indica o município.
A Feira Medieval de Palmela apresenta um programa vasto e diversificado, durante os três dias do certame, que, além das actividades de animação, conta com “a participação de artesãos” e oferta gastronómica.
À animação permanente no recinto junta-se “espectáculos, oficinas, demonstrações de voo livre de aves de rapina, apresentação de armas, torneios de cavaleiros, torneio para petizes, cortejos, danças medievais e música”, enumera a Câmara Municipal, que destaca ainda outras actividades que constam da programação. “Assalto ao Castelo, Bosque dos Enganos, visitas guiadas e um passeio inclusivo (em parceria com a Associação Bengala Mágica)” são outras das propostas apresentadas. E na Igreja de Santiago os visitantes vão poder apreciar a exposição intitulada “A Tortura – Instrumentos de Tortura da Inquisição na Idade Média”.
“À semelhança das edições anteriores, a feira está a desenvolver um programa de voluntariado para a comunidade do concelho, abrangendo experiências em várias áreas de interesse do evento”, faz ainda notar o município.
Em simultâneo, mantém-se a aposta no “Concurso Vila Medieval”, que vai este ano para a sua 2.ª edição. Nesse âmbito, já a partir de amanhã e até domingo, “os estabelecimentos aderentes vão decorar as suas montras, janelas ou fachadas, decorrendo a votação durante esse período”.
A Feira Medieval é organizada pela Câmara Municipal de Palmela e as entradas no recinto têm o preço de 4 euros (bilhete diário) e de 8 euros (passe para os três dias do evento). As crianças com menos de 12 anos têm acesso gratuito (mediante levantamento de pulseira).