26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Pinhal Novo vai ter mais 300 árvores e arbustos até final deste mês

Pinhal Novo vai ter mais 300 árvores e arbustos até final deste mês

Pinhal Novo vai ter mais 300 árvores e arbustos até final deste mês

Projecto abrange recinto do Mercado Mensal e urbanização de Val’Flores, num total de 9,7 hectares. Operação já está no terreno

Até final deste mês, a Câmara Municipal de Palmela espera ter concluída a empreitada de arborização do projecto “Pinhal Novo Verde”, que prevê a plantação de cerca de 300 árvores e várias dezenas de arbustos.

A operação no terreno, no recinto do Mercado Mensal da vila pinhalnovense e na área de cedência do loteamento de Val’Flores, já foi iniciada, mas as plantações, anunciou a autarquia, estão “previstas” realizarem-se “na Semana da Floresta Autóctone”.

- PUB -

A zona do mercado é a que irá concentrar maior número de plantações. “Para o recinto do Mercado Mensal, com 7,7 hectares, estão programados, a partir do dia 12 de Novembro [domingo], os trabalhos de instalação da rega e de plantação de 193 árvores (pinheiros mansos, sobreiros, freixos-de-folha-estreita, lódãos-bastardos e choupos-brancos) e de 24 medronheiros, num total de 217 plantas”, indicou o município.

De menor dimensão, o terreno no loteamento Val’Flores já está preparado para acolher as primeiras plantações. “Na urbanização Val’Flores já foram concluídos os trabalhos de limpeza do terreno, com 2 hectares, a instalação de rede de rega e a abertura das covas, passando-se agora à fase de plantação de 40 sobreiros e 40 arbustos (medronheiros, loureiros e romãzeiras), totalizando 80 plantas.”

Ainda de acordo com a autarquia, “os trabalhos finais corresponderão à colocação de um MUPI informativo e de três caixas ninho em Val’Flores e a sete caixas ninho no recinto do Mercado Mensal”.

- PUB -

Após a conclusão destas intervenções, correspondentes à primeira fase da operação, vão ser “plantadas mais árvores e arbustos”. Em termos de calendário, esta segunda fase integrará “também o programa da Semana da Floresta Autóctone”. E, no total, está prevista a plantação de quase três centenas de novas árvores.

O projecto “Pinhal Novo Verde” traduz-se num investimento que ascende a “75 mil euros” e conta com financiamento total ao abrigo de uma candidatura apresentada pelo município de Palmela “ao Programa Compete 2020, relativo ao Apoio à Transição Climática”.

A operação vai acrescentar 9,7 hectares de área arborizada à vila de Pinhal Novo. Segundo as estimativas anteriormente divulgadas pela autarquia, a área de sombra – quando as árvores forem adultas –, na freguesia pinhalnovense, deverá aumentar em cerca de 13 por cento, o equivalente a um acréscimo de 14.922 m2 aos 115.866 m2 de sombras já existentes.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -