Península de Setúbal está a um passo de integrar Caminho Português de Santiago

Península de Setúbal está a um passo de integrar Caminho Português de Santiago

Península de Setúbal está a um passo de integrar Caminho Português de Santiago

Proposta de percurso fechada no início do ano. Aquisição de sinaléticas para o traçado à espera de financiamento do Turismo de Portugal

O “sonho” de Palmela figurar na rota de peregrinação inserida no Caminho Português de Santiago está mais perto de se concretizar.

- PUB -

Maria João Camolas, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Palmela, revelou que, na sequência do trabalho efectuado nos últimos dois anos por parte da Associação dos Peregrinos Via Lusitana, “foi possível fechar a proposta do percurso Caminho de Santiago – Via Variante da Península de Setúbal junto da Entidade de Turismo da Região de Lisboa no início deste ano”. A revelação foi feita durante a cerimónia de abertura das comemorações do Dia de Santiago, promovidas pelo município.

Segundo a autarca, foi proposta “a apresentação de um acordo de colaboração com os seis municípios envolvidos no projecto – Alcácer do Sal, Barreiro, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Palmela e Setúbal – à Associação de Peregrinos Via Lusitana assim como às entidades de turismo das regiões de Lisboa e Alentejo”.

Este acordo de colaboração, sublinhou Maria João Camolas, tem como objectivo “desenvolver procedimentos para aquisição e instalação de sinaléticas por parte da Associação de Peregrinos Via Lusitana com recurso a financiamento a cem por cento por parte do Turismo de Portugal”. Financiamento que a autarca disse esperar que “chegue a bom porto”.

- PUB -

Nesta fase, adiantou, é aguardada “a decisão da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, que reunirá a sua comissão executiva já no dia 30 de Julho”. “Esperamos que seja concretizado um sonho que faz justiça ao património de uma vila histórica e do seu património”.

A sessão de abertura das comemorações do Dia de Santiago, que decorreu na passada sexta-feira na Igreja de Santiago no Castelo de Palmela, contou também com as presenças da escritora Fátima Rodrigues, do coleccionador Arlindo Garcia e de Lígia Carvalho, da Divisão de Turismo e Desenvolvimento da autarquia palmelense.

Exposições e livros
No arranque das celebrações foram inauguradas duas mostras: a exposição de Imaginária de Santiago, com a colecção privada de Arlindo Garcia, e a exposição de fotografia de Ivo Rama Pinto, intitulada “Caminho Francês de Santiago de Compostela”. Ambas vão estar patentes ao público até 24 de Agosto.

- PUB -

O primeiro dia das comemorações culminou com o espectáculo de música medieval “The Wandering Bard Ensemble”. Já no sábado, também na Igreja de Santiago, foi apresentado o mais recente livro de Fátima Rodrigues, caminhante, desportista e peregrina. A obra intitula-se “Sempre a Caminho”.

O programa de actividades, no âmbito das celebrações do Dia de Santiago, encerra a 2 de Agosto, com uma visita guiada à Pousada de Palmela, antigo Convento dos Freires – Cavaleiros da Ordem de Santiago, seguida da apresentação do novo livro de Paulo Almeida Fernandes, intitulado “Mais Horizontes do que Caminhos”.

Santiago continua a ocupar um lugar de enorme destaque e devoção em Palmela, que foi sede do ramo português daquela Ordem até ao século XIX.

Extensão Percurso tem 90 Km entre Casebres e Barreiro

Apresentado em 2021, o percurso pela região tem uma extensão de cerca de 90 Km, com a terceira etapa a atravessar o concelho de Palmela. A criação desta rota, que fará com que a região passe a integrar o Caminho Central Português, resulta de um trabalho conjunto dos municípios de Palmela e Setúbal e da Associação de Peregrinos Via Lusitana, que realizou o estudo para a definição do traçado, em estreita colaboração com as autarquias. O caminho está dividido em quatro etapas: Casebres-Águas de Moura (30 Km), Águas de Moura-Setúbal (24 Km), Setúbal-Vendas de Azeitão (18 Km) e Vendas de Azeitão-Barreiro (17 Km).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não