22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Palmela festeja 96 anos de independência esta terça-feira

Palmela festeja 96 anos de independência esta terça-feira

Palmela festeja 96 anos de independência esta terça-feira

Actividades desportivas, homenagens póstumas e música integram o programa comemorativo

 

Uma caminhada desportiva – “Do Moinho ao Posto de Vigia” –, de pouco mais de 12 quilómetros, abre amanhã, pelas 9 horas, o programa de comemorações dos 96 anos da restauração do concelho de Palmela que irá estender-se, com várias actividades, ao longo de todo o dia.

- PUB -

Uma acção de street basket no Centro de Recursos para a Juventude em Quinta do Anjo (10 horas), o cerimonial de deposição de flores (10h30) junto ao Monumento a Joaquim José de Carvalho e aos Combatentes da I Grande Guerra, assim como uma missa de sufrágio pelos restauradores do concelho, na Igreja de S. Pedro (11h30), completam o leque das actividades previstas para o período matinal.

As comemorações prosseguem à tarde com uma acção de skate no Monte do Francisquinho, em Pinhal Novo, pelas 15 horas. Segue-se, das 15 às 17 horas, a iniciativa “Contos no Castelo” Peddy Paper, com ponto de encontro à porta da pousada, no Castelo de Palmela, dirigida a famílias. Esta acção realiza-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 25. Ainda às 17 horas, tem lugar na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela a inauguração da exposição de pintura “Palmela 96” e, meia-hora mais tarde, realiza-se uma homenagem póstuma ao sócio fundador e honorário, António Antunes de Matos Fortuna, no Largo do Poço Novo, em Quinta do Anjo.

A música fecha, à noite, o programa das actividades evocativas da data. Às 21 horas, o Auditório Municipal de Pinhal Novo serve de palco ao “Concerto com Ensemble de Cordas” e a partir das 21h30 a Banda da Filarmónica da Sociedade de Instrução Musical, acompanhada pelo coro da insituição, actua na sala da colectividade, em Quinta do Anjo.

- PUB -

O município de Palmela recuperou a independência em 1 de Novembro de 1926. A autonomia administrativa fora perdida em 1855, quando o município de Palmela passou a ser integrado no de Setúbal. A restauração do concelho viria a ocorrer em 1926 e dois anos depois acabaram por ser criadas as freguesias de Pinhal Novo e Quinta do Anjo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -