Sopa caramela é rainha num certame que dá destaque à identidade das gentes da vila. Mercadito Caramelo com actividades para as crianças
É já esta sexta-feira que se abrem as portas de mais uma edição do Mercado Caramelo, no ano em que se comemoram 10 anos do certame. Durante três dias são dezenas as actividades que se vão dividir entre a zona do mercado, a casa caramela e o Museu – A Estação. Espera-se ainda um alargado programa para o Mercadito Caramelo, dedicado aos mais pequenos.
A inauguração do certame está marcada para as 18 horas de sexta- -feira, no Largo José Maria dos Santos, momento em que também se vai homenagear António Veríssimo Brinca, que aos 85 anos – e cerca de 73 como comerciante – é considerado “o lojista mais antigo de Pinhal Novo e provavelmente o mais antigo no País”. Entre outras actividades, também divididas nos outros dois espaços onde decorre o evento, o encerramento está marcado para as 00 horas, depois de haver um baile com Hélder Esteves (no coreto às 22 horas).
A sopa caramela é, sem dúvida, a estrela do certame e logo no sábado pelas 10 horas a Adega ASL Tomé vai receber a actividade “Sopa Caramela em Fogo de Chão”. Neste dia espera- -se também A Mais Louca Corrida Caramela de Carrinhos de Rolamentos – uma das actividades que mais mexe com os visitantes –, marcada para as 15h30 junto ao mercado municipal, a actuação de ranchos folclóricos e, pelas 22 horas, um baile com Gina Reis. Na Casa Caramela vão decorrer demonstrações, nomeadamente de fabrico de queijo (12 horas) e de chouriços (15h30). No Museu – A Estação espera-se, pelas 10h30, a oficina “A Lanterna do Chefe da Estação”.
Para o último dos dias do certame as propostas são uma arruada com os Gaiteiros dos Círios da Carregueira e Olhos de Água, antes da abertura do evento – marcada para as 10 horas. Por esta hora esperam- -se uma Gincana à Moda Antiga, na Praça da Independência, e uma Caça aos Gambuzinos, no coreto. Na Casa Amarela vai poder assistir-se à confecção da sopa caramela, a partir das 11h30 e no Museu – A Estação há a Hora do Conto “Rafael Caramelo” e construção da Casa Caramela em Adobe (10h30).
O encerramento está marcado para as 22 horas mas, antes disso, o coreto conta com um baile com Hélder Pereira (20h30).
Os mais novos vão ter um espaço totalmente adaptado para eles, o Mercadito Caramelo. Nos três dias as crianças vão poder alimentar os animais, assistir à confecção de sopa e a uma demonstração de ordenha manual, uma oficina de barro e outra em que vão construir os animais da quinta em algodão e feltro, aos quais se juntam ainda um espectáculo de magia, a rega da horta e a plantação de couves caramelas. Pelas 16 horas de domingo, em parceria com a EDUGEP e o Centro Social Paroquial de Pinhal Novo, faz-se o Circuito Caramelo Dinamização Desportiva.
As novidades e alterações ao programa podem ser consultadas no Facebook e Instagram do Mercado Caramelo – Mercado À Moda Antiga. Além de mais de uma centena de parceiros o evento é organizado pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo e a Confraria da Sopa Caramela.
10 anos com entrada gratuita e caneca comemorativa
Este ano marca-se uma década desde que o evento, no qual se recua no tempo para mostrar a gastronomia regional e enaltecer as raízes da população pinhalnovense, teve início.
O Mercado Caramelo é todos os anos um ponto de encontro para milhares de pessoas que procuram pelas raízes da cultura de Pinhal Novo. Este ano o objectivo é bater o recorde de visitantes, sendo que o município quer registar mais de cem mil entradas, naquele que é um evento onde o associativismo não é esquecido.
“O Mercado Caramelo é uma imagem de marca do espírito associativo e da capacidade de realização das nossas gentes, em torno dos valores da identidade, das tradições locais e da auto-estima que cada lugar deve ter”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, durante a apresentação do certame, em Abril.
Aliada a toda a programação este ano há ainda a exposição “A vida de um ferroviário”, a ver no Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo que pode ser vista na sexta-feira (das 18 às 22 horas), no sábado (das 10 às 22 horas) e no domingo (das 10 às 19 horas).
A entrada é gratuita e, este ano, com a particularidade de os visitantes poderem trazer a própria caneca, “um dos símbolos do mercado caramelo” para consumo de bebidas, ou então adquirir a caneca comemorativa dos 10 anos do certame.