Iniciativa realiza-se na Biblioteca Municipal de Palmela, com vários oradores convidados
A descentralização de competências da Administração Central para os municípios, nas áreas de Acção Social, Saúde e Educação”, é o mote da 13.ª edição do Fórum Social de Palmela, que já se encontra a decorrer e que se prolonga até às 17 horas. A iniciativa tem lugar na Biblioteca Municipal de Palmela e é transmitida em directo na canal YouTube do município.
O fórum divide-se, segundo a autarquia, em quatro painéis: “Processo de transferência – enquadramento e problemáticas”; “Contextos e intervenção do domínio da Educação – reorganização local e praxis”; “Contextos e intervenção no domínio da Saúde – expectativas e experiências”; e “Contextos e intervenção no domínio da Acção Social – convergências e desafios”.
Confirmadas, entre outras, estã as participações de Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, e António Rebordão Montalvo, perito do Conselho da Europa em Direito das Autarquias Locais, além de Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela. No programa, a sessão de abertura previa contar com as intervenções de Maria João Camolas, presidente do Conselho Local de Acção Social de Palmela, e Luísa Malhó, directora do Centro Distrital de Setúbal do Instituto da Segurança Social.
Cristina Gomes da Silva, da Escola Superior de Educação do IPS, e Adilo Costa, ex-vereador na Câmara de Palmela, assumem, respectivamente, a moderação dos painéis da manhã e da tarde.