David Carreira, José Cid e Emanuel em palco mas uva e vinho são corpo e alma da festa

David Carreira, José Cid e Emanuel em palco mas uva e vinho são corpo e alma da festa

David Carreira, José Cid e Emanuel em palco mas uva e vinho são corpo e alma da festa

O balanço é positivo nos primeiros dias da Festa das Vindimas 2021

Pisa da uva e benção do 1.º mosto, cortejos e eleição da rainha distinguem celebrações populares de Palmela das demais

David Carreira a “abrir”, José Cid de permeio e Emanuel a fechar. São estes os cabeças-de-cartaz da Festa das Vindimas, de Palmela, cuja principal identidade está, porém, alicerçada numa vertente que ultrapassa em larga medida aquela que é a oferta artística. É que o ADN destas festividades – que chegam este ano à 60.ª edição, celebradas que foram pela primeira vez em 1963 – é feito à base do denominado néctar dos deuses. A uva e o vinho – conforme o próprio nome do evento deixa transparecer – são o corpo e a alma desta tradição, que arranca já na próxima quinta-feira, estendendo-se até 5 de Setembro.

À frente dos nomes mais sonantes da canção portuguesa – que contribuem bastante para o engrandecimento das celebrações – vêm sempre três momentos distintivos dos hábitos e costumes locais: o simbolismo da pisa da uva e da benção do primeiro mosto (dia 3); a tradição do cortejo dos camponeses (dia 3) e do cortejo alegórico (dias 3 e 5); e a beleza da eleição da Rainha da Festa das Vindimas.

- PUB -

Uma eleição que, embora englobada na programação, acontece na antecâmara (leia-se: na véspera da inauguração oficial) do certame – a gala realiza-se pelas 21h30 desta quarta-feira no Cine-Teatro São João e será apresentada por Eduardo Madeira. De resto, nesta edição a Associação das Festas de Palmela, entidade responsável pela organização do evento, vai homenagear todas as rainhas das edições anteriores.

Voltando aos espectáculos musicais – David Carreira actua no dia 31; José Cid sobe ao palco no dia 3 de Setembro; e Emanuel mostra-se ao público no último dia (5) –, há ainda a destacar os concertos da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, com a participação especial de André Sardet (dia 1), e da Sociedade Filarmónica Humanitária, com Rodrigo Leão também como convidado (dia 4), além dos Fogo Fogo, que vão exibir-se igualmente no palco principal (no Largo São João), mas no dia 2.

A animação musical não se fica por aí, vai ainda dividir-se por mais dois palcos. O encontro concelhio de folclore no Cine-Teatro São João, o Mercado de Vinhos, “showcookings” e harmonizações vínicas, provas desportivas e largadas de toiros são outras das actividades que compõem a programação da Festa das Vindimas.

- PUB -

Este ano, de forma a assinalar as 60 edições dos festejos, a entidade organizadora decidiu apostar num reforço do investimento que, de acordo com André Cabica, que preside à associação, “vai seguramente ultrapassar os 300 mil euros” (ver página ao lado). O evento é comparticipado financeira e logisticamente pela Câmara Municipal de Palmela. Segundo a autarquia, a associação “conta com o apoio financeiro no valor de 60 mil euros, além de apoio logístico estimado em 22 mil euros e da utilização do Cine-Teatro e de outros equipamentos municipais”.

Caixa (pode levar foto de rancho local)

Folclore Cine-Teatro recebe encontro com nove grupos

A tradição do folclore é forte no território de Palmela e nesta sexagésima edição da Festa das Vindimas vão ser quase duas mãos cheias de grupos locais a exibirem-se em mais um encontro dinamizado pela Câmara Municipal. A manifestação desta expressão cultural, fortemente enraizada no concelho, está agendada para o próximo dia 3 (domingo), a partir das 19 horas, no Cine-Teatro São João. “Na iniciativa, promovida pelo município de Palmela com os ranchos folclóricos do concelho, participarão nove grupos que, actualmente, mantêm actividade regular”, revelou a autarquia.

- PUB -

Ainda de acordo com a edilidade, este encontro de folclore, além de se constituir como “um momento privilegiado de partilha de experiências, convívio e promoção das tradições locais”, contribui ainda para dar “uma maior visibilidade” a este património cultural do território.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -