Cerca de 17 mil apreciaram os melhores produtos do território da Arrábida

Cerca de 17 mil apreciaram os melhores produtos do território da Arrábida

Cerca de 17 mil apreciaram os melhores produtos do território da Arrábida

Certame recuperou este ano o Concurso de Queijos, que não se realizava desde 2019. Queijaria Santiago triunfou nas duas categorias

A 29.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, que decorreu entre a passada sexta-feira e domingo em São Gonçalo, Cabanas, freguesia de Quinta do Anjo, atraiu cerca de 17 mil visitantes.

- PUB -

O número foi avançado pelo município de Palmela, em jeito de balanço ao certame que voltou a juntar produtores e a afirmar a qualidade dos produtos do território da Arrábida.

A iniciativa, frisa a autarquia em nota de Imprensa, “abriu o calendário de eventos 2025 do concelho de Palmela” e destacou-se pela recuperação de um concurso. “Foi retomado o Concurso de Queijos, que não se realizava desde 2019. A Queijaria Santiago foi a vencedora, na categoria de Queijo Seco e na de Queijo de Azeitão”, salienta.

Organizado pela Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA), o certame contou com um renovado painel oficial de provadores de Queijo de Azeitão, resultante do curso de provadores promovido por aquela entidade no início do ano, sob direcção técnica do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. A entrega dos diplomas de participação no curso “realizou-se na abertura do festival”, sublinha a edilidade.

- PUB -

Para Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, citado na mesma nota, a “resiliência e dedicação” dos produtores e de todos os que fizeram parte do percurso do festival ao longo dos anos merece destaque. Até porque, o certame celebra “os saberes e sabores da Arrábida”. O Queijo de Azeitão “é rei” e o saber fazer tem sido “honrado, associando outros produtos, como os vinhos [da região], tudo feito genuinamente, a partir do que é autêntico na Arrábida”.

E o balanço a esta edição só podia ser “positivo”, conforme analisa Luís Miguel Calha, vereador do Turismo, ao destacar “a qualidade” de um certame que “é hoje uma marca turística da região”. Mas, muito pelos contributos dos expositores, do município e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, “parceiros sem os quais não seria possível realizar o festival”, defende Francisco Macheta, presidente da ARCOLSA.

A afirmação do certame leva a que todos os parceiros envolvidos na organização assumam lutar para que o espaço da ARCOLSA “venha a ser um centro de exposições, digno de acolher os visitantes e os produtores”. A revelação foi assumida por António Mestre, presidente da Junta de Quinta do Anjo. E Carla Salsinha, que preside à Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, prometeu apoio. A responsável afirmou estar disponível para ajudar a concretizar o objectivo, ao reconhecer a dimensão e importância do evento.

- PUB -

Da programação do festival, destacaram-se, além do Concurso de Queijos, a Corrida de Ovelhas 100% Raça Saloia, demonstrações de tosquia, actividades equestres, o espectáculo em estreia da Orquestra Ligeira e Coro da Sociedade de Instrução Musical, bem como as iniciativas desportivas e as dinamizadas no espaço infantil, entre outras.

Os visitantes puderam adquirir produtos regionais directamente aos produtores presentes, como queijo, pão, vinho, licores, bolos, compotas, mel, fruta, frutos secos e salgados.

O certame é organizado pela ARCOLSA, com os apoios da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.

Paula Santos e Teresa Vicente Candidatas comunistas contactam com produtores

Entre os milhares de visitantes que passaram pelo festival estiveram Paula Santos, presidente do Grupo Parlamentar do PCP e cabeça-de-lista da CDU pelo distrito de Setúbal para as próximas legislativas, e Ana Teresa Vicente, candidata da coligação à presidência da Câmara Municipal de Palmela.
As comunistas “contactaram os produtores, naquela que foi mais uma oportunidade para conhecer a situação do sector e partilhar as propostas da CDU na área da economia”, revela a coligação, em nota de Imprensa. “Durante a visita, Paula Santos e Ana Teresa Vicente conheceram o trabalho que a Câmara Municipal de Palmela e a ARCOLSA têm feito para proteger a ovelha saloia, raça autóctone, e promover os produtos regionais de grande qualidade, como o Queijo de Azeitão, o vinho, o pão, os frutos e as compotas”, indica a CDU.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -