Gabinete de apoio técnico do novo centro localiza-se na Piscina Municipal de Palmela. Nova unidade na calha
“Não é preciso ser atleta olímpico para se praticar exercício físico”. Esta foi uma das ideias fortes deixadas por Jorge Vieira, presidente da Federação de Atletismo Portuguesa, que marcou presença na inauguração do novo Centro de Marcha e Corrida, junto à Piscina Municipal de Palmela, no passado sábado, em cerimónia que contou com muitos entusiastas das duas modalidades.
Jorge Vieira mostrou-se “agradado” com a abertura de mais um centro que “potencia” a prática de atletismo” e enfatizou a importância do exercício físico. “É a melhor forma para uma maior longevidade, com saúde. Não sou eu quem o diz, são os estudos, baseados em factos”, disse.
Sete meses depois da abertura do primeiro Centro Municipal de Marcha e Corrida do concelho em Pinhal Novo, o projecto promovido pela Câmara Municipal e dinamizado pela Palmela Desporto foi agora ampliado com uma segunda unidade no concelho, na vila palmelense, que constitui a 102.ª do género em Portugal.
O projecto está integrado no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que resulta de uma parceria entre o Instituto do Desporto e Juventude de Portugal e da Federação Portuguesa de Atletismo para promoção da prática regular destas modalidades.
Circuitos para todos os gostos
Equipado a rigor, para participar na caminhada inaugural marcada para após a cerimónia de abertura do novo centro, Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, destacou o projecto que é para alargar no concelho. “Fico muito satisfeito por estarmos a conseguir concretizar este plano de trabalho. Primeiro no Pinhal Novo, agora em Palmela e já existem outros sítios, como Quinta do Anjo onde poderemos em breve ter também condições para criar mais um Centro de Marcha e Corrida”. O autarca realçou ainda a importância das parcerias estabelecidas com os clubes, associações e outros agentes da comunidade palmelense.
Já José Barreto, presidente da Palmela Desporto, destacou a preocupação tida na elaboração dos percursos englobados pelo novo centro. “Tentámos adaptar os circuitos e os percursos a diferentes condições físicas em função da orografia muito própria de Palmela e acreditamos que conseguimos atender às necessidades de cada um”, afirmou. No total são três percursos, dois totalmente nas ruas da vila, e um misto urbano/rural.
O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Palmela tem o seu gabinete de Apoio Técnico localizado na Piscina Municipal de Palmela, onde os participantes serão orientados por um técnico qualificado que supervisiona e prescreve os exercícios.
Objectivo Aumentar praticantes e combater o sedentarismo
A autarquia, com este projecto, pretende contribuir para um significativo aumento do número de praticantes de marcha e corrida num claro passo no combate ao sedentarismo. O propósito é promover a melhoria dos níveis de saúde dos munícipes através da prática desportiva regular. E ao mesmo tempo envolver e desenvolver mecanismos de cooperação entre diferentes instituições do concelho (autarquias, empresa municipal, associações desportivas, escolas, entre outras), para a prática da marcha e da corrida. Isto, no sentido de desenvolver e reforçar, junto da comunidade, um ambiente social encorajador de um estilo de vida activo. O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Palmela funciona às segundas, terças e quintas- -feiras das 19h30 às 20h30 e é constituído por três percursos de 4500, 8000 e 10000 metros.