Autarca aguarda pela minuta do contrato de financiamento da obra, que pretende levar a reunião de câmara no próximo mês
Álvaro Balseiro Amaro espera levar à reunião de câmara de 23 de Agosto próximo a proposta do contrato interadministrativo com a tutela que visa financiar a construção do novo quartel da GNR em Poceirão.
A data foi avançada pelo líder do executivo municipal de Palmela a O SETUBALENSE e a expectativa resulta do compromisso que foi assumido pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na audiência concedida ao autarca no passado dia 12.
“O compromisso que o senhor ministro assumiu comigo foi enviar uma minuta, revista, do contrato interadministrativo para o financiamento, pois já tínhamos feito uma proposta. Esperamos receber [a minuta revista] nas próximas semanas para levarmos a proposta à reunião de câmara de 23 de Agosto”, disse Álvaro Amaro.
Em declarações anteriores a O SETUBALENSE, o edil admitiu que o custo da empreitada está previsto em “cerca de 1 milhão e 600 mil euros”. Mas poderá sofrer alterações, face à conjuntura que se verificar quando a obra arrancar.
O equipamento é para ser construído no terreno do logradouro da antiga Escola Básica de Poceirão, que foi cedido pelo município para o efeito.
O processo para dotar a freguesia de novas instalações para os militares foi iniciado em 2016 e quatro anos depois município, Secretaria-Geral da Administração Interna e GNR viriam a celebrar o contrato de cooperação interadministrativo que determinava os compromissos das partes para que fosse erguido o novo posto.
A autarquia assumiu então a responsabilidade de lançar o concurso para a execução do projecto da obra, além de ceder o terreno para a construção. A questão do espaço para receber o equipamento ficou resolvida e o projecto tem sido sujeito a várias alterações para corresponder às exigências do Ministério da Administração Interna. Com o projecto em fase final de aprovação, falta o contrato interadministrativo de financiamento da obra, que a Câmara Municipal de Palmela espera receber nas próximas semanas.
A conclusão do novo posto da GNR em Poceirão chegou a estar apontada para 2021. O horizonte temporal previsto derrapou, mas do lado da gestão autárquica há a esperança de que o equipamento possa vir a ser inaugurado ainda antes do final do presente mandato.