Álvaro Amaro deixa último discurso muito duro em defesa do setor vitivinícola da região de Palmela

Álvaro Amaro deixa último discurso muito duro em defesa do setor vitivinícola da região de Palmela

Álvaro Amaro deixa último discurso muito duro em defesa do setor vitivinícola da região de Palmela

Presidente da Câmara de Palmela alerta para a necessidade de mais apoios e maior atenção para um setor vitivinicola da região que tem sido “um exemplo em Portugal e no mundo”

Na cerimónia de abertura da 62ª edição da Festa das Vindimas, que decorreu, como habitual, no Largo do Município, o presidente da Câmara de Palmela Álvaro Amaro, no seu derradeiro discurso, nesta ocasião, como presidente da autarquia palmelense, elogiou o setor vitivinicola da região “comprovado nas inúmeras distinções e prémios que os vinhos da região conquista em concursos nacionais e internacionais “mesmo com a falta de apoios à renovação da vinha”, frisou.

- PUB -

Álvaro Amaro deixou depois alguns alertas para “tempos difíceis que se avizinham em função de várias ameaças” como as alterações climáticas ou as tarifas impostas pelos EUA, um dos maiores importadores de vinho do país e da região. A nível interno criticou as dificuldades criadas à região pelo programa Vitis “com tentativas de travar o crescimento da superfície viticola da região e do seu potencial produtivo.

O autarca alertou ainda para as incertezas do novo ciclo de financiamento comunitário que se prevê no quadro europeu  “fatores de preocupação”, considera.

Esperamos, por parte do Governo uma posição firme na Europa, que proteja produção nacional e em particular a pequena e média agricultura familiar pugnando por uma política agrícola comum que garanta preços justos para os nossos produtores”, acrescentou.

- PUB -

Na rede Europeia das Cidades do Vinho, cuja direção o município de Palmela pertence, refere que Palmela vindo a lutar contra “uma outra ameaça” que é a “tentativa de alguns lobbies da saúde e também de alguns países do norte da Europa em diabolizar o vinho comparando-o a produtos como o tabaco para aplicar taxação mais alta”. Importa, defende, que “consigamos combater estas teses com um consumo moderado do vinho enquanto parte integrante da dieta mediterrânica”,

A terminar, Álvaro Amaro salientou ainda que o setor tem feito “um esforço hercúleo, com excelentes resultados no sentido da modernização, da produção, da inovação, da sustentabilidade ambiental e da criação de valor com novas propostas enoturisticas que atraem publico interessado e que enriquecem a oferta turística integrada no território Arrábida e na região turística de Lisboa.

A 62ª edição da Festa das Vindimas arrancou oficialmente no inicio da noite desta quinta-feira e irá prolongar-se até à próxima terça-feira dia 9 de setembro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não