27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaBE aponta Autoeuropa como exemplo mas deve adaptar-se às alterações climáticas

BE aponta Autoeuropa como exemplo mas deve adaptar-se às alterações climáticas

Mariana Mortágua falava após uma reunião com a Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial

 

- PUB -

A coordenadora do BE apontou esta quinta-feira a Autoeuropa como um exemplo de um investimento estruturante para a economia portuguesa e do relacionamento com os trabalhadores, mas que tem de se adaptar às alterações climáticas.

“A Autoeuropa é um exemplo de como o investimento pode ser estruturante, de como se podem criar milhares de postos de trabalho, de como pode arrastar consigo muitas empresas, muita tecnologia, de como é possível multiplicar o trabalho”, disse Mariana Mortágua, após uma reunião com a Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa, em Palmela.

“E é um exemplo bem diferente daqueles que temos visto nos últimos tempos a serem promovidos pelo governo: centros de dados que apenas importam tecnologia e são na verdade ataques ao ambiente, com leis feitas, aparentemente, à medida, e que não protegem o interesse público, ou explorações de lítio ou de outro tipo de minérios, que são, na verdade, só uma indústria extractivista que destrói territórios sem deixar nada”, acrescentou.

- PUB -

Há poucos dias, a Autoeuropa viu-se obrigada a sair do consórcio Drivolution, que liderava, por não cumprir os requisitos ambientais, mas a empresa considera que os investimentos que tem previstos na área ambiental lhe deveriam permitir manter a liderança daquele consórcio financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para Mariana Mortágua, a Autoeuropa também é importante porque “mostra que quando há comissões de trabalhadores fortes, quando há negociação com os trabalhadores, quando as reivindicações são ouvidas, quando há mecanismos de negociação e contratação colectiva, o país fica melhor, a economia fica melhor e as empresas ficam mais fortes”.

Sobre a construção do TGV, a líder do BE diz tratar-se de um projecto de que o país precisa para não ficar isolado e considera que Portugal já está a pagar o preço de não ter feito esse investimento no passado.

- PUB -

“Quanto ao custo concreto do projecto, só vendo o projecto, só analisando os custos, que neste momento não conhecemos. Penso que é preciso fazer uma avaliação técnica e garantir que é pago o preço justo”, disse.

No que respeita à construção do novo aeroporto, Mariana Mortágua também diz tratar-se de um projecto necessário, mas que tem sido atrasado em função dos interesses da concessionária dos aeroportos portugueses, a multinacional francesa ANA/VINCI.

“Como a ANA/VINCI manda, a decisão nunca foi feita porque todos os decisores políticos ficam na indecisão de ter um operador privado que toma conta das decisões. E a prova disto é o facto de o próprio PSD não ter uma posição sobre o aeroporto. E não tem uma posição porque está a mando da ANA e a ANA é a empresa que toma as decisões estratégicas”, disse Mariana Mortágua, acrescentando que a privatização da empresa, ao tempo do governo PSD/CDS, “lesou o interesse público”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -