3 Março 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaCâmara vai à banca para executar 22 obras

Câmara vai à banca para executar 22 obras

Empréstimo de 7,65 milhões. Recuperação do edifício da Coopinhal e infra-estruturação do Bairro José Maria dos Santos ultrapassam, no global, os 2 milhões

 

- PUB -

A reabilitação do edifício da Coopinhal, para instalação de serviços, e a infra-estruturação do Bairro José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, são os dois investimentos de maior valor num conjunto de 22 empreitadas para as quais a Câmara Municipal de Palmela vai recorrer a financiamento bancário. A decisão da autarquia, em contrair um empréstimo de 7,65 milhões de euros para execução das obras – “já incluídas ou a incluir no Plano Plurianual de Investimentos 2024-2028”, lembra a edilidade –, foi ratificada no passado dia 5 pela Assembleia Municipal.

A intervenção no imóvel da Coopinhal está estimada em 1 milhão e 144 mil euros e a do Bairro José Maria dos Santos em 1 milhão de euros, anunciou ontem a Câmara Municipal. A estas juntam-se mais duas dezenas de obras, igualmente consideradas “estruturantes”.

A requalificação do edifício “Palmela Conquista” está prevista em 600 mil euros, e com uma estimativa de 500 mil euros são apresentadas cada uma das três obras seguintes: reabilitação do edifício dos Paços do Concelho; sistema de esgotos na EN 252, junto ao Portal Branco, Quinta das Asseadas e zonas limítrofes, em Aires; e requalificação da Avenida dos Caminhos de Ferro, em Cabeço Velhinho.

- PUB -

Entre as de maior volume de investimento surgem depois a execução da rede de drenagem de águas residuais domésticas na Carregueira/Abreu Grande, em Pinhal Novo, com 418 mil euros, e um conjunto de pavimentações: Rua dos Alegrias, Pinhal Novo, e Rua da Ponte, Palmela, cada uma com 275 mil euros; troço da Avenida Marechal Costa Gomes, Lagoinha, com 270 mil euros; e troço da Rua 1.º de Janeiro, Pinhal Novo, com 260 mil euros. No que toca a pavimentações estão elencadas ainda mais cinco empreitadas: Rua da Etiópia, Poceirão (190 mil euros); Rua Isidoro Vitorino, Lagoinha (180 mil); Rua do Montinhoso, troço nascente, Pinhal Novo (100 mil); além das repavimentações das estradas Padre Nabeto, Aires (190 mil), e dos Carvalhos, Palmela (90 mil euros).

Somam-se também obras de infra-estruturação em quatro ruas: Rua Zeca Afonso, Quinta do Canastra/Terrim (250 mil euros); Rua dos Amigos, Lagoinha (240 mil); Rua Manuel João de Lima Simões, Quinta do Anjo (225 mil); e Rua da Lusitânia (150 mil euros). O leque de obras contempla ainda a reabilitação do edifício Santa Rosa, Pinhal Novo (200 mil euros), e o prolongamento da Rua 1.º de Maio, Lagoa da Palha (100 mil euros).

A contratualização do empréstimo à banca foi aprovado pela maioria das bancadas da Assembleia Municipal, com a abstenção do Chega.

- PUB -

Habitação Projectos e reabilitações adjudicadas

O projecto de arquitectura e especialidades para construção de 32 fogos para habitação a custos controlados nos lotes 92, 93, 94 e 95 da Urbanização Urbiaires foi adjudicado pela Câmara Municipal de Palmela pelo valor de 277 mil e 857 euros. A autarquia adjudicou ainda projecto idêntico para a reabilitação de um edifício na Avenida da Liberdade e Largo de São Pedro, em Águas de Moura, por 43 mil e 74 euros. E ainda o estudo prévio para construção de edifício para habitação colectiva num lote da Rua Alberto Valente, em Águas de Moura, por 11 mil euros, e o projeto simplificado para reabilitação de um apartamento na Rua D. João de Castro, em Palmela, por 9 mil e 532 euros. “Foram ainda adjudicadas empreitadas de reabilitação em nove imóveis adquiridos pelo município, em Palmela e Pinhal Novo, pelo valor total de 273 mil e 491 euros”, indica a edilidade. Ao todo, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, estes novos projectos e obras “totalizam 614 mil e 964 euros”.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -