1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFábrica da Autoeuropa em Palmela retoma hoje produção normal

Fábrica da Autoeuropa em Palmela retoma hoje produção normal

Falta de componentes provenientes de um fornecedor da Eslovénia atrasou produção da empresa

 

- PUB -

A Autoeuropa retoma hoje a produção normal com a reposição de 19 turnos semanais, depois da paragem forçada, de 11 de Setembro a 2 de Outubro, devido à falta de componentes provenientes de um fornecedor da Eslovénia.

A retoma da produção normal na fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela, no distrito de Setúbal, significa também o fim do regime de lay-off, que prevê uma quebra de rendimentos para os trabalhadores que pode ir até 33% do salário, mas que, na Autoeuropa, foi de apenas 5%, graças a um acordo entre a administração e a Comissão de Trabalhadores.

A Autoeuropa suspendeu a produção em 11 de Setembro devido à falta de peças proveniente de uma fábrica da Eslovénia que foi fortemente afectada pelas cheias que ocorreram no passado mês de Agosto naquele país.

- PUB -

Inicialmente a empresa previa retomar a actividade em 12 de Novembro, mas o grupo Volkswagen garantiu, entretanto, o fornecimento da peça em falta junto de um fornecedor espanhol e outro chinês, o que lhe permitiu antecipar a retoma da produção, ainda que parcialmente, no passado dia 2 de Outubro.

Com a retoma da produção normal anunciada para hoje, regressam também os cerca de 100 trabalhadores temporários que tinham sido despedidos pela Autoeuropa em Setembro, embora com a garantia de que seriam chamados de novo logo que a produção da empresa fosse normalizada.

No passado dia 10 de Outubro a administração da Autoeuropa anunciou a intenção de aumentar a produção para “934 carros por dia” a partir de 6 de Novembro, com um “incremento de 32 trabalhadores nos quatro turnos na área da montagem”, para recuperar parte da quebra de produção durante a paragem da fábrica.

- PUB -

Os representantes dos trabalhadores e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE SUL) prometem estar atentos a um eventual aumento da carga de trabalho nas linhas de montagem da fábrica de automóveis de Palmela.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Tribunal condena a 15 anos de prisão homicida de empregado de bar em Setúbal

Fábio Abenta, de 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade e era empregado de balcão há vários anos
- PUB -