19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaAutoeuropa vai produzir novo modelo da Volkswagen a partir de 2025

Autoeuropa vai produzir novo modelo da Volkswagen a partir de 2025

“O novo modelo irá substituir a produção do actual. Vamos modificar coisas na fábrica, com investimento novo”, explica o director-geral sobre a produção do novo T-Roc

 

- PUB -

A fábrica da Autoeuropa, em Palmela, vai produzir um novo modelo da Volkswagen, que chegará ao mercado em 2026, anunciou a administração aos trabalhadores este fim de semana.

Numa entrevista ao jornal Público, o director-geral, Thomas Hegel Gunther, explicou que a produção deste novo veículo, um híbrido, começará em 2025.

“O nosso plano para o futuro inclui um veículo novo, que terá o seu lançamento no final 2025. Será um veículo que vamos produzir aqui, electrificado. Será um híbrido e acredito que terá grandes hipóteses de ser de grande sucesso”, afirmou o gestor.

- PUB -

Questionado sobre se esta produção significa um acrescento à produção do modelo T-Roc nas linhas actuais ou se vai acrescentar linhas para garantir os dois modelos, Gunther respondeu: “O novo modelo irá substituir a produção do actual. Vamos modificar coisas na fábrica, com investimento novo”.

Sobre se esta decisão significa que o actual T-Roc passa a ser produzido noutro sítio, o gestor lembrou que este modelo é actualmente produzido em Portugal e na China e que na Autoeuropa se passará apenas a produzir o novo modelo.

O Público escreve ainda que não é claro se será uma versão híbrida (motor de combustão mais bateria eléctrica) do único modelo que aquela unidade está a produzir – o T-Roc -, ou se será outro, explicando que a marca registou o nome comercial ID.Roc, o que gerou a especulação de um sucessor totalmente eléctrico, algo que a marca não confirma.

- PUB -

No mês passado, os trabalhadores da fábrica de Palmela exigiram a adopção de medidas para fazer face à “falta de pessoal e sobrecarga de trabalho nas linhas de produção” com a administração a garantir que encontrará um caminho para resolver essas questões.

Questionado pelo Público, o gestor explicou: “Temos uma situação diferente da do ano passado. Deixámos de produzir os [modelos] Volkswagen Sharan e o Seat Alambra e conseguimos concentrar-nos a 100% em produzir o T-Roc”, acrescentando: “produzir um T-Roc custa aproximadamente menos 40% de tempo do que um Sharan”.

“Consequentemente, é normal realocarmos as tarefas na linha de produção. Foi isso que aconteceu, envolvendo muitos colaboradores”, afirmou.

O gestor adiantou que a situação actual “permite produzir mais [automóveis] T-Roc com a mesma equipa” e insistiu: “É importante que consigamos manter as quatro equipas e as 5.000 pessoas que temos na nossa fábrica”.

O gestor, nascido no Brasil, mas com raízes alemãs, chegou a Portugal no final de 2021, quando a Autoeuropa fez 30 anos. No ano passado, perante os trabalhadores, no último acordo de empresa, assumiu que trabalharia para garantir um novo modelo para a fábrica portuguesa.

A marca germânica vai gastar 600 milhões no novo modelo, na modernização e na descarbonização. São mais 20% do que os 500 milhões anunciados há ano e meio.

No final da actual década, vai ser preciso decidir onde fazer novos investimentos para novos modelos. Espanha já ficou com eléctricos e uma fábrica de baterias, mas Gunther garante que Portugal continua relevante.

“Vamos investir o que for necessário e o que acharmos certo para continuar a fazer o que fazemos bem: produzir carros em Portugal”, garantiu.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -