29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaSindicato convoca plenários para discutir sobrecarga de trabalho na Autoeuropa

Sindicato convoca plenários para discutir sobrecarga de trabalho na Autoeuropa

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul) convocou reuniões plenárias dos trabalhadores da Autoeuropa para quinta e sexta-feira devido à “sobrecarga de trabalho” na fábrica de automóveis de Palmela.

- PUB -

“O que eu posso dizer é que o sindicato marcou plenários para 25 e 26 de Maio, no seguimento de um abaixo-assinado com cerca de 2.000 assinaturas que nós tínhamos recolhido no ano passado e que entregámos à administração da empresa, para melhorar as condições de trabalho, nomeadamente os ritmos e as cargas de trabalho na linha de montagem”, disse hoje à agência Lusa Eduardo Florindo, do SITE Sul.

“Como até agora a administração não nos respondeu nada ao abaixo-assinado, nem apresentou qualquer justificação, decidimos marcar plenários para falar com os trabalhadores”, acrescentou o sindicalista, responsabilizando a empresa pelo “aumento do absentismo”.

Segundo Eduardo Florindo, esse aumento do absentismo é uma consequência directa dos actuais ritmos de trabalho na fábrica da Volkswagen em Palmela, no distrito de Setúbal.

- PUB -

“As pessoas não aguentam o ritmo de trabalho que a Autoeuropa tem neste momento nas linhas de montagem. Se falta uma pessoa, não há ninguém para a substituir. As pessoas andam completamente exaustas com a situação que estão a atravessar”, frisou o sindicalista.

O SITE Sul, em comunicado, sustenta ainda que a sobrecarga de trabalho “está a contribuir para o aumento dos já muitos casos de trabalhadores com doenças profissionais e restrições médicas, derivadas do trabalho a que estão sujeitos diariamente, com ritmos e cargas extenuantes, que levam à exaustão”.

No passado dia 5 de Maio, a Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa também já tinha alertado a administração da empresa para a sobrecarga de trabalho nas linhas de produção, exigindo a adopção imediata de medidas para fazer face à situação.

- PUB -

“O que se passa na Autoeuropa é que cada vez há mais reduções de pessoal e a produção é cada vez maior. Cada vez fazemos mais carros com menos pessoas. E isso sai do esforço dos trabalhadores”, disse na altura o coordenador da CT, Rogério Nogueira.

“A empresa tem índices de produtividade para atingir, mas a CT entende que esses índices de produtividade não podem ser alcançados a qualquer preço, muito menos à custa dos direitos e da saúde dos trabalhadores”, advertiu Rogério Nogueira.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -