16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFestas populares regressam ao normal com Toy, Miguel Ângelo e Anjos em...

Festas populares regressam ao normal com Toy, Miguel Ângelo e Anjos em cartaz

Comemorações decorrem de 6 a 11 de Junho. Herlander Vinagre, presidente da associação de festas, realça diversidade do programa

 

- PUB -

Vão ser seis dias de uma das comemorações de maior expressão na região, que este ano regressam ao formato normal, depois da realização condicionada a que estiveram sujeitas por força da pandemia. As Festas Populares de Pinhal Novo 2023 vão decorrer entre 6 e 11 de Junho próximo, com Fernando Daniel, Miguel Ângelo, Sons do Minho, Toy, DJ Francisco Gil e Anjos como principais propostas no cartaz artístico.

O programa desta 24.ª edição do evento foi apresentado na passada sexta-feira, no Auditório Municipal Rui Guerreiro, pela entidade responsável pela organização das festividades – a Associação das Festas Populares de Pinhal Novo – e as expectativas estão ao rubro.

“Vão ser umas festas com grande impacto. Vamos voltar a trazer tudo de novo, como fazíamos antigamente. Vamos ter todos os espaços a funcionar, o palco da gastronomia, o pátio caramelo, o pátio principal, o palco do associativismo”, disse Herlander Vinagre, presidente da associação, em declarações à rádio Popular FM, antes de realçar alguns dos principais momentos de uma programação festiva pensada para abranger os mais variados públicos. “Vamos ter um leque muito grande de espectáculos e de diversidade para todos os gostos.”

- PUB -

Para trás ficaram tempos difíceis. “Muitas dificuldades”, ultrapassadas com dedicação, conforme admite o responsável, porque “a associação não sobrevive sem apoios”. E essa sobrevivência chegou mesmo a estar em causa. “Nos anos da covid estivemos quase a encerrar portas, o que nos valeu foi realizarmos alguns eventos para angariarmos alguns fundos. Não parámos, fizemos o Carnaval, uma festa pelo Natal, para mantermos a associação”, lembra.

O apoio da Câmara Municipal de Palmela foi aumentado para o valor de 51.800 euros, mas “grande parte dessa fatia vai para as infra-estruturas eléctricas”, que englobam “o Mercado Caramelo, as festas populares e o FIG [Festival Internacional de Gigantes]”. “Todo o resto será para fazermos face às despesas da festa. Só temos de agradecer o que nos é cedido”, frisou Herlander Vinagre, que se escusou a fazer paralelismos com o volume dos apoios atribuídos a outras festividades do concelho.

Destaques do programa

- PUB -

A recepção às entidades oficiais, na sede da associação, antecede a inauguração das festas com gaiteiros do grupo Bardoada pelas ruas (20h30). O primeiro dos seis dias de comemorações apresenta em cartaz as actuações de Jorge Crispim (palco da gastronomia), Balha ca Carroça (pelo recinto das festas), Ego Youth (pátio caramelo), Banda da Sociedade Filarmónica União Agrícola (palco do associativismo), Ethereal (pátio caramelo), Fernando Daniel (palco principal, na Praça da Independência) e a primeira de nove largadas de toiros (ver caixa).

Do programa para o segundo dia, 7 de de Junho, destacam-se as prestações de Bota o Oubido no Carril (palco da gastronomia), A.T.A. (palco do associativismo) e Miguel Ângelo acompanhado pela Orquestra Nova de Guitarras (palco principal).

As actividades desportivas marcam o arranque do terceiro dia de festejos, 8, que contará com actuações, entre outras, de Jorge Nice (palco da gastronomia), Grupo Coimbra no Sado (palco do associativismo) e Sons do Minho (palco principal).

Os destaques de sexta-feira, 9 de Junho, vão para Toy (palco principal) e Phenom (pátio caramelo). E no dia seguinte, 10, o programa é marcado pelo 11.º passeio das pasteleiras e caminhada pela vila, assim como por um espectáculo de freestyle (Estrada Nacional 252) e pelas selecções musicais do Dj Francisco Gil (palco principal).

A 13.ª edição da festa do atletismo, a 2.ª festa das modalidades do Pinhalnovense, a Procissão em Honra de São José e o festival de folclore são as principais propostas para o derradeiro dia das festividades, que encerram com a actuação do duo Anjos (palco principal), seguida da banda The Bagattels (pátio caramelo) e do habitual espectáculo de fogo-de-artifício.

Tauromaquia Uma corrida e nove largadas de toiros

As Festas de Pinhal Novo englobam ainda uma forte componente tauromáquica. Além de uma corrida – Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves e António Prates vão lidar seis toiros com o ferro Cunhal Patrício e as pegas estarão a cargo dos forcados de Ribatejo, Moita e Caldas da Rainha –, o programa das comemorações contempla nove largadas (junto ao espaço dos divertimentos). A corrida realiza-se, a partir das 22 horas, no dia 10 (sábado). As largadas de toiros estão presentes em todas noites do calendário festivo. As excepções são os dias 8, 10 e 11, que apresentam dose dupla desta expressão da festa brava, com toiros à solta também a partir das 18 horas. A última largada de toiros, pelas 23h30 de dia 11, antecede o espectáculo de fogo-de-artifício que assinala o encerramento das festas.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -