25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaCâmara de Palmela aprova transferência superior a 1 milhão de euros para...

Câmara de Palmela aprova transferência superior a 1 milhão de euros para Poceirão e Marateca

Verba diz respeito a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa Comunidades Desfavorecidas

 

- PUB -

Um milhão e 175 mil euros é quanto vai seguir para a União das Freguesias de Poceirão e Marateca, após o executivo da Câmara Municipal de Palmela, na reunião pública do passado dia 4, ter aprovado, por unanimidade, a transferência do valor que corresponde a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito do programa Comunidades Desfavorecidas.

Na sequência de candidatura ao referido programa, o município de Palmela recebe, ao todo, 6 milhões e 596 mil euros, sendo que 5 milhões e 421 mil são encaixados nos cofres da autarquia, considerada “beneficiária final líder”, e o restante milhão e 175 mil euros vai para a União das Freguesias de Poceirão e Marateca, “beneficiário final”.

Os mais de cinco milhões de euros que vão para o município de Palmela serão usados em requalificações, obras, eventos e iniciativas de diversas dimensões na união de freguesias.

- PUB -

Por orientação da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, todo o montante financeiro irá ser facultado à Câmara Municipal, cabendo à mesma disponibilizar o montante destinado à união de freguesias.

Segundo Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, este reforço monetário vem “beneficiar as colectividades, as IPSS e a comunidade de Poceirão e Marateca no geral” por via de acções que têm de ser desenvolvidas pelo município e pelo executivo eleito no Poceirão e Marateca.

“A união de freguesias tem muitas operações a cargo, tal como a manutenção do Parque de Lazer e Merendas de Águas de Moura, acções de dinamização de práticas artísticas e culturais, do Museu Rural, do Centro de Moura, do Espaço Interpretativo dos Caminhos de S. Tiago, de iniciativas de promoção de feiras, mostras, exposições, actividades sociais e culturais, mercadinhos, aquisição de palcos, barraquinhas personalizadas, equipamento de som, requalificação do Espaço Multiusos de Águas de Moura, do Clube Desportivo e Recreativo de Águas de Moura e várias outras”, explicou o edil.

- PUB -

Assim a gestão financeira e o acompanhamento das iniciativas e requalificações fica a cabo da junta, embora as aprovações tenham de continuar a ser feitas pelo executivo municipal. Algumas destas intervenções foram pedidas pelo poder local, sendo que outras foram requeridas pelas próprias associações de Poceirão e Marateca.

A transferência da verba irá ser feita de forma faseada conforme os pedidos e as necessidades apresentadas pela união de freguesias. Apesar deste montante não se tratar de uma receita do município, este irá ter de ser inscrito nas despesas e receitas do Orçamento Municipal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -