26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFestival Queijo, Pão e Vinho tem “reunidas as condições para ser a...

Festival Queijo, Pão e Vinho tem “reunidas as condições para ser a melhor edição de sempre”

No evento, os produtos são adquiridos directamente do produtor, numa vasta escolha do que é regional e de “excelência”

 

- PUB -

Está oficialmente inaugurada a 27ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, com a promessa de cumprir, de hoje, 31 de Março, e até domingo, 2 de Abril a “tradição”, a “ruralidade” e os “momentos em família”, com o “produtor à porta” de quem visite o certame.

O evento é considerado por Francisco Macheta, presidente da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA), organizadora do festival, uma “promoção dos produtos de excelência da região” e uma “referência no distrito e também a nível nacional”. “Após dois anos difíceis, voltamos mais motivados do que nunca e pretendemos manter a alma do festival”, diz o presidente.

A O SETUBALENSE, revelou que a expectativa é a de “uma boa adesão das pessoas” no que descreve ser “uma oportunidade única” de relação entre produtor e consumidor, “sem intermediários”, e é também “uma forma de ajudar os produtores locais”.

- PUB -

Já o presidente do Município de Palmela, Álvaro Amaro, frisou que o “saber fazer” está “no ADN” de quem integra o festival, ao passo que existem ali patentes “marcas distintas”, num momento de “convívio fraterno”, onde se “respira ar puro” e se reforça “a sustentabilidade económica” ao “conhecer-se as suas gentes” no que Palmela “tem de melhor”.

O autarca disse ainda a O SETUBALENSE que “já foi batido um recorde”, no que respeita “aos expositores de outros municípios da Arrábida ali presentes”, mas a promoção do certame foi além da região. “De Braga e até Portimão, há muita gente curiosa a tentar perceber o que vai aqui acontecer e esperamos que sejam batidos todos os recordes de entradas e participações” sublinha.

“O espaço preparou-se para isso [bater recordes]. Cresceu, tem melhores condições para a restauração, para o convívio, para a degustação e animação e estão reunidas as circunstâncias para ser a melhor edição de sempre”, remata Álvaro Amaro.

- PUB -

António Mestre, presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, não deixou de aplaudir “todos os que de forma resiliente e resistente se mantêm fiéis ao festival e fazem-no acontecer”, sublinhando ainda o “orgulho” que sente no “empenho” de todos, naquela que é “uma marca territorial”.

Também os presidentes das autarquias de Setúbal e de Sesimbra marcaram presença na inauguração desta 27ª edição.

No Festival Queijo, Pão e Vinho estão expostos 39 stands: 15 de vinhos da Península de Setúbal; nove de queijarias; dois de panificadoras; e 13 de doçaria ou mel. Todos os produtos são adquiridos directamente do produtor.

A programação tem ainda diversos momentos ligados ao mundo rural, entre os quais a Corrida de Ovelhas 100% Saloias, actividades de tosquia e equestres, passeios e trails, mas também espectáculos de música, com Jorge Nice a subir ao palco esta noite.

A Câmara Municipal de Palmela vai disponibilizar um vaivém (autocarro) gratuito para transportar visitantes, ao longo dos três dias do festival. O vaivém – entre o Largo de S. João, em Palmela, e o Parque de Merendas de S. Gonçalo, em Quinta do Anjo – terá, de acordo com a autarquia, “uma paragem junto ao Espaço Fortuna”.

Hoje, o vaivém funciona das 20 horas às 23h30; no dia 1 de Abril opera entre as 16 e as 23 horas; e no último dia do festival, 2 de Abril, efectua carreiras das 14 às 21 horas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -