18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPJ constituiu dois arguidos em lar encerrado por suspeita de maus tratos

PJ constituiu dois arguidos em lar encerrado por suspeita de maus tratos

Investigação teve início após uma denúncia de negligência e maus tratos a idosos na instalação clandestina

 

- PUB -

Duas pessoas foram constituídas arguidas na sequência do encerramento de um lar clandestino nas Lagameças, em Palmela, na quinta-feira, por suspeita de negligência e maus tratos de pessoas idosas, revelou hoje a Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal.

“Foram constituídas arguidas duas pessoas, mas as diligências prosseguem e não podemos excluir a possibilidade de haver mais arguidos no âmbito do processo”, disse à agência Lusa o director da PJ de Setúbal, João Bugia.

De acordo com o responsável da PJ, a investigação policial teve início na sequência de uma denúncia de alegada negligência e maus tratos a idosos que se encontravam naquele lar clandestino, que foi encerrado quinta-feira.

- PUB -

“Na sequência da denúncia presencial foi iniciada uma investigação para comprovar a fundamentação da mesma”, disse João Bugia, adiantando que o lar clandestino estava instalado em edifícios vocacionados para a actividade agrícola, que não reuniam condições mínimas para o exercício da actividade.

Na operação de busca realizada pela PJ no lar clandestino das Lagameças, com a colaboração da Segurança Social, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e Delegado de Saúde de Setúbal, foram identificados 27 idosos, cinco dos quais encaminhados de imediato para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal.

Contactado pela agência Lusa, o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), que integra o Hospital de São Bernardo, confirmou que na quinta-feira deram entrada no serviço de urgência cinco utentes do lar das Lagameças, por indicação do Delegado de Saúde de Setúbal.

- PUB -

De acordo com o CHS, ao final do dia de quinta-feira, apenas um dos cinco utentes do referido lar permanecia em observação, mas já com a previsão de que teria alta hoje, e os outros quatro, que já tinham tido alta, aguardavam apenas que os familiares ou a Segurança Social encontrassem um lar que os pudesse receber.

Questionado pela agência Lusa, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social confirmou a realização de uma “acção de fiscalização”, em articulação com a autoridade de saúde, que “determinou o encerramento urgente de um estabelecimento não licenciado”, nas Lagameças, em Palmela.

De acordo com o ministério, os “27 utentes do lar foram transferidos para uma resposta assegurada pela Segurança Social”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -