20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaPrograma gastronómico tem como madrinha jovem Chef que 'confeccionou' duplo bronze luso...

Programa gastronómico tem como madrinha jovem Chef que ‘confeccionou’ duplo bronze luso no mundial

Calendário do “Palmela – Experiências com Sabor!” vai ser apresentado no próximo dia 19, na Casa Mãe da Rota de Vinhos. Vereador Luís Calha promete novidades

 

- PUB -

Depois de no último ano ter integrado a equipa júnior que em representação da Selecção Portuguesa de Cozinha conquistou duas medalhas de bronze no Campeonato do Mundo de Culinária, realizado no Luxemburgo, a Chef Marta Nunes foi escolhida pela Câmara Municipal para ser o rosto do “Palmela – Experiências com Sabor!” de 2023.

A jovem palmelense vai, assim, ser a madrinha do programa de promoção gastronómica, cujo calendário para este ano vai ser apresentado publicamente no próximo dia 19, pelas 16h30, na Casa Mãe da Rota de Vinhos.

“Ficamos muito honrados pela Chef Marta Nunes ter aceitado este nosso convite, porque é uma apaixonada pela nossa cozinha e pela nossa região. Por isso tenho a certeza que será uma excelente embaixadora e [que] irá representar a nível nacional e internacional a gastronomia do concelho de Palmela da melhor forma”, disse Luís Miguel Calha, vereador do Turismo, citado em nota de Imprensa da autarquia. “Marta Nunes é um exemplo para a nossa juventude e desejamos que ganhe, um dia, a sua Estrela Michelin”, adiantou o autarca, que destacou a gastronomia como uma das apostas fortes na estratégia turística que o município tem vindo a desenvolver. “Temos de ser cada vez mais diferenciadores, saber conciliar tradição com inovação e fazer brilhar cada vez mais os produtos da nossa terra”, justificou.

- PUB -

O “Palmela – Experiências com Sabor!” vai abrir com os Fins-de-Semana Gastronómicos da Fogaça, um dia depois da apresentação do calendário para 2023. E a iguaria, segundo a autarquia, servirá ainda de mote “a um conjunto de iniciativas a decorrer ao longo do ano”.

De resto, ainda de acordo com Luís Miguel Calha, o programa gastronómico – “considerado um modelo a nível nacional”, até porque concilia a gastronomia com “identidade, inovação e apoio à economia local” – vai contemplar “muitas novidades” nesta edição.

A iniciativa, promovida em conjunto pela Câmara Municipal de Palmela e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, já conta 13 anos de vida. E ao longo deste período tem permitido dinamizar a promoção de “gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade, apostando na formação profissional e impulsionando a criação de empresas inovadoras”, o que tem “estimulado a atractividade turística”, realça a autarquia.

- PUB -

As acções mais visíveis do programa que decorre ao longo do ano são “os fins-de-semana gastronómicos temáticos, em que os restaurantes aderentes confeccionam entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas com o produto local em destaque”, lembra a edilidade. A Maçã Riscadinha, a Fogaça de Palmela, o Queijo de Ovelha, a Sopa Caramela, o vinho de Palmela, o Moscatel de Setúbal ou o Coelho à Moda de Palmela são exemplos apontados.

Além disso, faz ainda notar o município, vários “concursos gastronómicos e de doçaria, show cookings, workshops, acções de formação e qualificação dirigidas a profissionais da hotelaria e restauração, cursos de vinhos, provas comentadas” têm sido, entre outras, iniciativas desenvolvidas no âmbito do programa.

Outra das vertentes do “Palmela – Experiências com Sabor!” que merece destaque da autarquia é a “aposta no trabalho em parceria com os agentes económicos do sector da restauração e da hotelaria”. “Tem contribuído para a inovação na gastronomia, para a valorização dos produtos da terra e para a dinamização da economia local”, reforça o município, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -