9 Dezembro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaConstrução de conduta para reforçar abastecimento de água a Pinhal Novo adjudicada

Construção de conduta para reforçar abastecimento de água a Pinhal Novo adjudicada

Empreitada tem prazo de execução de oito meses. Permitirá interligação com o sistema elevatório de Val’ Flores

 

- PUB -

Já foi adjudicada por 359 mil e 341 euros e deverá estar concluída antes do final de 2023, para “garantir maior disponibilidade de água para reserva e distribuição nas zonas de abastecimento do Pinhal Novo”, anunciou a Câmara Municipal de Palmela. Trata-se da construção da conduta de ligação dos novos furos de captação de água de Fonte da Vaca ao reservatório local.

A empreitada tem “um prazo de execução de 240 dias” e “visa reforçar, a partir dos novos furos, a adução aos reservatórios e ETA de Fonte da Vaca”, tendo em vista maior capacidade de reserva e fornecimento de água às zonas servidas por este subsistema, salienta a autarquia.

De acordo com a edilidade, a referida ETA/Reservatóro ‒ localizada nas imediações de “três novos furos de Fonte da Vaca (PS2, PS8 e PS9) ‒ vai “também ficar interligada ao sistema elevatório de Val’ Flores, partilhando com o reservatório elevado da Cascalheira a água captada nos referidos furos”. Para “garantir a qualidade do serviço”, o referido sistema “será integrado na telegestão para supervisão e melhor controlo em tempo real das infra-estruturas, níveis de reservatórios e caudais”.

- PUB -

Ao mesmo tempo, a intervenção permitirá “a redundância entre os subsistemas de Fonte da Vaca e Pinhal Novo e fontes de captação alternativas”. Isto para que, “no caso de falha de alguma das captações existentes (PS6 de Fonte da Vaca, F1 e F3 de Vila Serena)”, haja “também uma maior disponibilidade do caudal distribuído”, explica o município, que realça ainda o cariz da empreitada. “Trata-se de uma importante intervenção para a melhoria da qualidade do serviço de abastecimento público de água, a par de outras que estão em curso ou já programadas, para o reforço do sistema de abastecimento de água a Pinhal Novo.”

A empreitada “contribui igualmente para a prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente, os objectivos 6 (Água Potável e Saneamento) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis)”, frisa o município, a concluir.

Pinhal das Formas Pavimentação lançada a concurso

- PUB -

À margem do investimento na melhoria do abastecimento de água para Pinhal Novo, a Câmara Municipal anunciou que já abriu o concurso público para “a pavimentação do acesso entre a Estrada Municipal [EM] 510 e a Urbanização da Quinta, em Pinhal das Formas”. O procedimento concursal foi lançado pelo preço-base de 199 mil e 810 euros. A empreitada a realizar vai abranger, segundo a autarquia, “uma extensão de 1 200 metros quadrados” e inclui “trabalhos de pavimentação com massas betuminosas, camadas de base de apoio estrutural, valetas em terra batida e a execução de sinalização vertical e horizontal”. A EM 510 é “uma via de âmbito local que serve um conjunto de habitações”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -