26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaInnoEnergy e ATEC de Palmela juntam-se para dar formação na área das...

InnoEnergy e ATEC de Palmela juntam-se para dar formação na área das baterias

Parceria pioneira é “um importante passo para a requalificação dos trabalhadores industriais em Portugal”, diz o CEO da EIT InnoEnergy

 

- PUB -

Apoiar a requalificação dos trabalhadores no sector das baterias através de formação, tendo em vista a transição energética em Portugal, é o objectivo da EIT InnoEnergy e da ATEC de Palmela que assumiram uma parceria pioneira para o efeito. As duas entidades começam agora a desenvolver no mercado português a oferta formativa da European Battery Alliance (EBA) Academy na área das baterias.

O protocolo de cooperação entre a InnoEnergy e a ATEC foi assinado recentemente e visa fornecer “formação que permita desenvolver as competências necessárias na cadeia de valor das baterias em Portugal”, revelou a assessoria de comunicação da empresa, em nota de Imprensa.

O acordo constitui “um importante passo para a implementação de um plano de requalificação dos trabalhadores industriais em Portugal” e, consequentemente, para “colocar o País na linha da frente para satisfazer as exigências do mercado europeu de baterias em rápido crescimento, no qual é necessária uma reforma robusta e liderada pela indústria”, considera Mikel Lasa, CEO da EIT InnoEnergy Iberia, citado na mesma nota.

- PUB -

João Carlos Costa, director geral da ATEC, também citado no comunicado, reforça que a parceria “permite disponibilizar ao mercado nacional uma oferta formativa de elevada qualidade” e vem, assim, dar “continuidade às diversas iniciativas” que têm contado com a “colaboração da ATEC a nível nacional e Europeu”.

O sector das baterias, de acordo com a comunicação da InnoEnergy, “tem um valor estimado em 250 mil milhões de euros, para a Europa, em 2025, sendo responsável pela criação de 4 milhões de novos postos de trabalho”. “Associado a este crescimento está a previsão da necessidade de formação (upskilling e reskilling) de cerca de 800 mil pessoas em toda a Europa”, faz notar.

A EBA Academy é uma plataforma de serviços de aprendizagem que cobre toda a cadeia de valor das baterias, desde matérias-primas a aplicações e reciclagem, contando já com mais de 30 pacotes de aprendizagem diferentes. Esta plataforma está já presente em diversos países Europeus, como Espanha e França, através de entidades formadoras locais, que adaptarão os pacotes formativos às necessidades locais.

- PUB -

A EIT InnoEnergy foi “nomeada pela Comissão Europeia para coordenar a iniciativa industrial European Battery Alliance – EBA250, na qual estão inseridas as actividades da EBA Academy, cuja missão é educar e formar o capital humano necessário para a transição energética”.

A ATEC é uma academia de formação, localizada em Palmela e também no Porto, “com larga experiência na formação de activos”, e tem vindo a trabalhar no plano nacional e internacional no desenvolvimento de formação para o sector de baterias.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -