26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaInnoEnergy e ATEC de Palmela juntam-se para dar formação na área das...

InnoEnergy e ATEC de Palmela juntam-se para dar formação na área das baterias

Parceria pioneira é “um importante passo para a requalificação dos trabalhadores industriais em Portugal”, diz o CEO da EIT InnoEnergy

 

- PUB -

Apoiar a requalificação dos trabalhadores no sector das baterias através de formação, tendo em vista a transição energética em Portugal, é o objectivo da EIT InnoEnergy e da ATEC de Palmela que assumiram uma parceria pioneira para o efeito. As duas entidades começam agora a desenvolver no mercado português a oferta formativa da European Battery Alliance (EBA) Academy na área das baterias.

O protocolo de cooperação entre a InnoEnergy e a ATEC foi assinado recentemente e visa fornecer “formação que permita desenvolver as competências necessárias na cadeia de valor das baterias em Portugal”, revelou a assessoria de comunicação da empresa, em nota de Imprensa.

O acordo constitui “um importante passo para a implementação de um plano de requalificação dos trabalhadores industriais em Portugal” e, consequentemente, para “colocar o País na linha da frente para satisfazer as exigências do mercado europeu de baterias em rápido crescimento, no qual é necessária uma reforma robusta e liderada pela indústria”, considera Mikel Lasa, CEO da EIT InnoEnergy Iberia, citado na mesma nota.

- PUB -

João Carlos Costa, director geral da ATEC, também citado no comunicado, reforça que a parceria “permite disponibilizar ao mercado nacional uma oferta formativa de elevada qualidade” e vem, assim, dar “continuidade às diversas iniciativas” que têm contado com a “colaboração da ATEC a nível nacional e Europeu”.

O sector das baterias, de acordo com a comunicação da InnoEnergy, “tem um valor estimado em 250 mil milhões de euros, para a Europa, em 2025, sendo responsável pela criação de 4 milhões de novos postos de trabalho”. “Associado a este crescimento está a previsão da necessidade de formação (upskilling e reskilling) de cerca de 800 mil pessoas em toda a Europa”, faz notar.

A EBA Academy é uma plataforma de serviços de aprendizagem que cobre toda a cadeia de valor das baterias, desde matérias-primas a aplicações e reciclagem, contando já com mais de 30 pacotes de aprendizagem diferentes. Esta plataforma está já presente em diversos países Europeus, como Espanha e França, através de entidades formadoras locais, que adaptarão os pacotes formativos às necessidades locais.

- PUB -

A EIT InnoEnergy foi “nomeada pela Comissão Europeia para coordenar a iniciativa industrial European Battery Alliance – EBA250, na qual estão inseridas as actividades da EBA Academy, cuja missão é educar e formar o capital humano necessário para a transição energética”.

A ATEC é uma academia de formação, localizada em Palmela e também no Porto, “com larga experiência na formação de activos”, e tem vindo a trabalhar no plano nacional e internacional no desenvolvimento de formação para o sector de baterias.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -