25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela opõe-se à passagem dos bombeiros da região para a Área Metropolitana...

Palmela opõe-se à passagem dos bombeiros da região para a Área Metropolitana de Lisboa

Autarquia opõe-se à extinção do CDOS de Setúbal e defende a continuidade das 17 corporações na península

 

- PUB -

A lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) que determina a extinção do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal já mereceu o repúdio da Câmara Municipal de Palmela. A posição da autarquia foi assumida numa moção, aprovada por unanimidade, na última quarta-feira.

No documento, a edilidade manifesta discordância “face à implementação do modelo territorial previsto na lei orgânica da ANEPC e à consequente extinção do CDOS de Setúbal, com a integração dos 17 corpos de bombeiros da Península no Comando sub-regional da Área Metropolitana de Lisboa”. A Câmara Municipal exige “um olhar atento sobre as necessidades e especificidades da Península de Setúbal e das suas corporações de bombeiros, que lutam por maior sustentabilidade e melhores condições para o desempenho da sua acção benévola e, na maior parte das vezes, voluntária”, lê-se na moção, que deixa um apelo à tutela.

“Sugerir que, face ao pedido já entregue pelo Governo português à União Europeia, com vista à criação da NUT II Península de Setúbal, a região possa ser tida em consideração, desde já, no desenho da estrutura operacional da ANEPC, através da criação de um Comando sub-regional da Península de Setúbal (evitando um processo penalizador, que poderá ter condições para ser revertido em poucos anos).” Ao mesmo tempo, solicita que a administração central clarifique a sua posição “no que respeita ao interesse na cedência de um terreno em Aires para a construção de novas instalações para o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal (ou futuro Comando sub-regional)”.

- PUB -

Ao abrigo da referida lei orgânica de 2019, “os 17 corpos de bombeiros da Península de Setúbal serão integrados no Comando sub-regional da Área Metropolitana de Lisboa, instalado na sede da ANEPC, em Carnaxide, enquanto os oito corpos do sul do distrito serão integrados no Comando sub-regional do Alentejo Litoral e no Comando Regional do Alentejo”, lembra a autarquia, que critica a medida.

Distrito volta a ser penalizado por integrar a AML

“O Distrito de Setúbal volta a ser penalizado por fazer parte da Área Metropolitana de Lisboa e, apesar de já ter dado entrada, em Bruxelas, o pedido do Governo português para a criação de uma nova NUTS II Península de Setúbal, o território não poderá esperar pela sua implementação para reverter este novo desenho da protecção civil e segurança na região”, considera. Até porque, defende o município, existem nuances nesta região que devem ser tidas em conta. “A densidade populacional, a presença de alguns dos principais polos industriais e nós rodoviários e ferroviários do País, um dos números mais elevados de ocorrências, a nível nacional, e a existência de bens naturais de grande relevo, como o Estuário do Sado e a Arrábida, merecem uma atenção especial e dedicada, que só um comando de proximidade pode garantir.”

- PUB -

A autarquia recorda que a Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal “já se manifestou contra a integração das corporações da Península de Setúbal no Comando sub-regional da AML”, por considerar que a decisão “causará enormes constrangimentos na gestão operacional”. E, a concluir, o município salienta que a situação está a dificultar o planeamento a curto prazo em matéria de protecção civil. “Sem que haja uma data anunciada para o encerramento efectivo do CDOS de Setúbal e transferência de comando, a situação verificada na região é preocupante e de grande instabilidade, num contexto de pandemia e preparação da próxima época de incêndios, entre tantos outros desafios.”

A autarquia decidiu remeter a moção ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e ao ministro da Administração Interna, bem como à secretária de Estado da Protecção Civil e grupos parlamentares, entre várias entidades.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -