26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaSaldo de gerência de 2021 faz crescer Orçamento Municipal de Palmela para...

Saldo de gerência de 2021 faz crescer Orçamento Municipal de Palmela para 73,7M€

Valor orçamental para este ano é o maior de sempre. Autarquia diz que vai reforçar investimento nas infra-estruturas e no ambiente

 

- PUB -

O Orçamento Municipal de Palmela deste ano cresceu para os 73,7 milhões de euros – “valor mais elevado de sempre”, faz notar a autarquia – com a inclusão do saldo de gerência (13,7 milhões) que transitou do ano passado. E o investimento vai ser, sobretudo, reforçado nas áreas das infra-estruturas e do ambiente.

A actualização do montante – que assim cresce 22,6% – resulta da aprovação da primeira alteração modificativa ao orçamento e Grandes Opções do Plano 2022-2026, que permitiu somar o saldo positivo alcançado em 2021.

De acordo com a Câmara Municipal, a dotação das Grandes Opções do Plano (GOP) “passa a ser de 46,8 milhões de euros”, o que se traduzirá em “importantes reforços no campo da infra-estruturação geral, ampliação e remodelação de redes de abastecimento de água e de saneamento” em vários pontos do território.

- PUB -

“De igual modo, os resíduos sólidos são alvo de particular atenção, com forte investimento na aquisição de equipamento e viaturas e no recrutamento de pessoal, para assegurar, em especial, um novo serviço de recolha de biorresíduos, bem como na contratação de serviços externos”, adianta a autarquia.

Mas haverá ainda reforço de outras rubricas, conforme sublinha a edilidade. “Eficiência energética em edifícios municipais e espaços públicos, estudos com vista à implementação de comunidades de energias sustentáveis, adaptação climática, conservação e manutenção de espaços verdes e zonas públicas, mercados de produtores locais do concelho ou o Programa Operacional Municipal para a Alimentação Resiliente (POMAR) são mais algumas das acções incluídas ou reforçadas nas GOP”.

Outras rubricas destacadas

- PUB -

O município destaca também as verbas relativas “à Unidade de Saúde Familiar de Quinta do Anjo, ao Parque Verde Urbano de Pinhal Novo, ao arranjo paisagístico da Avenida dos Bombeiros Voluntários (Palmela), à criação de campos de padel em Pinhal Novo, à construção e beneficiação de espaços de jogo e recreio e polidesportivos”.

E aponta ainda “à revisão da Carta Educativa do Concelho, à promoção turística, à animação e conservação do Castelo ou à actividade da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas”.

A primeira alteração modificativa ao orçamento e Grandes Opções do Plano 2022-2026, que havia sido aprovada pela gestão camarária da CDU com a abstenção da oposição na reunião de 16 de Fevereiro último, foi ratificada no passado dia 24 pela Assembleia Municipal de Palmela – presidida pelo PS – com igual sentido de voto.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -