20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFogaça vai ser servida em ementas especiais de 10 restaurantes do concelho...

Fogaça vai ser servida em ementas especiais de 10 restaurantes do concelho de Palmela

A iguaria marca a abertura do calendário de 2022 do programa municipal “Palmela – Experiências com Sabor!”

 

- PUB -

Dez estabelecimentos de restauração do concelho de Palmela vão apresentar, de 21 a 23 e de 28 a 30 deste mês, a fogaça como elemento principal em várias ementas. Bacalhau com fogaça, bife de perú panado com fogaça, cheesecake em base de fogaça e serradura de fogaça são alguns dos pratos e sobremesas que vão poder ser degustados nos dois fins-de-semana gastronómicos dedicados a este doce local.

A iguaria marca a abertura do calendário de 2022 do programa municipal “Palmela – Experiências com Sabor!”.

“O elemento da doçaria mais representativo do concelho vai ser utilizado de forma inovadora na confecção de entradas, pratos principais e sobremesas, disponíveis nas ementas dos dez estabelecimentos de restauração aderentes”, realça a autarquia, que lembra um pouco do histórico do doce no concelho palmelense. “A fogaça assume um destaque especial em Janeiro, altura em que a população local tinha a tradição de confeccionar este biscoito, no dia 15, para oferecer a Santo Amaro como forma de pagamento das suas promessas.”

- PUB -

Os estabelecimentos aderentes podem ser encontrados nas várias freguesias do concelho. Em Palmela, aderiram Âncora & Serrano, Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, Culto Café, Dona Isilda, O Correio Môr e Taverna da Ladeira. As confecções com fogaça podem ser encontradas também na Casa Pimenta, em Quinta do Anjo, no Telheiro, em Pinhal Novo, no Mar Até Cá – restaurante e casa de chá, em Marateca, e na Moagem, em Poceirão.

Os fins-de-semana gastronómicos, promovidos pela Câmara Municipal em conjunto com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal, “integram o ‘Palmela – Experiências com Sabor!’ que, ao longo do ano, apresentará sete propostas temáticas”, revela a autarquia. Depois da fogaça de Palmela, seguem-se como elementos centrais da iniciativa o “queijo de ovelha (em Abril), a sopa caramela (em Maio), a fruta de Palmela (em Julho), o vinho de Palmela (em Setembro), o coelho à moda de Palmela (em Outubro) e o moscatel de Setúbal (em Novembro e Dezembro)”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica
- PUB -